15 junho 2008

A LISTA DAS MELHORES CIDADES PARA VIVER

Confesso que não tenho tais listas em grande consideração, para mais quando não faço a mínima ideia sobre a identidade do autor, um tal de Tyler Brûlé, que descobri ser um jornalista canadiano e que a Wikipedia me informa ser o 37º homossexual mais influente do Reino Unido, numa lista que é nitidamente muito mais inútil e estúpida do que aquelas que o próprio Brûlé elabora.
Com se percebe pelo título e se deduz pela fotografia acima, a lista elaborada por Brûlé refere-se à sua opinião sobre as melhores cidades do Mundo para viver, foi publicada anteontem no Financial Times, e classifica Lisboa num honroso 24º lugar. Nem investiguei os critérios usados por Brûlé (abaixo), mas a composição do pódio (Copenhaga, Munique e Tóquio) levanta-me suspeitas que não os subscreveria…
Mas, listas como esta, onde se entrevê, mais do que se constata, a petulância dos autores, haverá aos milhares por ano por esse mundo fora… Esta classifica Lisboa no 24º lugar e muito me surpreenderia se a imprensa portuguesa lhe prestasse alguma atenção… Mas aposto que algum jornal português a recuperaria para o destaque da primeira página se a classificação fosse o 24º lugar a contar do fim…

2 comentários:

  1. Também não sei quem é o sr.Tyler Brûlé,mas devo reconhecer que não terá exagerado muito quando classificou Copenhaga.
    Isto digo eu, que a considero desde há muito a minha segunda cidade.

    ResponderEliminar
  2. E o Porto, ficou classificado pelo menos nas dez primeiras cidades?
    Se ficou, o senhor é absolutamente digno de crédito sejam lá quais forem os critérios adoptados. Nem que seja pelas "frâncezinhas", pelos "cimbálinos" ou até pelo Pinto da Costa...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.