11 março 2008

A MODA SOB A OCUPAÇÃO

Há uma história antiga, a propósito de um oficial alemão que foi colocado em Paris logo depois da vitória alemã de Junho de 1940 e que, de uma sobriedade teutónica, não se conseguia adaptar ao esplendor da moda parisiense, mesmo sob a ocupação alemã:
- Meu Deus! Mesmo tendo perdido a Guerra, veja-se o tamanho dos chapéus que elas usam!... Nem imagino como seriam os chapéus se a tivessem ganho!...
A Segunda Guerra Mundial afinal acabou por dar muitas voltas, os chapéus encolheram de tamanho até desaparecer, mas o comentário ficou. E foi dele que me tenho lembrado ao ler algumas análises sobre as eleições espanholas aqui pela blogosfera:
- Meu Deus! Mesmo tendo perdido as eleições, veja-se como parece que elas foram um enorme sucesso para o PP!... Nem imagino o teor das análises, se as tivessem ganho!...

5 comentários:

  1. Chapéus há muitos!...
    É a velha litania, à direita e à esquerda, lá como cá, há aqueles que nunca perdem, os outros é que às vezes ganham...
    Bem a-propósito a subtil ironia que usou ao escolher o link "sucesso".

    ResponderEliminar
  2. Como sempre, 20 valores pela metáfora. E, claro, outros 20 pela observação.
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. A propósito dos "links", JRD, ele há textos de análise espalhados pela blogosfera, alguns que aplaudo, outros com que concordo, alguns com que não concordo, outros ainda de que discordo e, finalmente, há aqueles que eu não classificaria propriamente como "de análise"...

    Donagata, faço notar que atribuir notas numa altura destas, em que as avaliações constituem um tópico tão controverso pode tornar-se num gesto polémico: imagine-se que aparece por aqui um professor contestando este método de avaliação, que me dá assim duas vezes 20 valores sem mais nada?...

    ResponderEliminar
  4. Pois é a.teixeira, mas é que eu sou defensora das avaliações há já muito tempo. O mérito tem de ser reconhecido, só assim se pode estimular alguém. Desculpa, é o meu ponto de vista. E se acho que mereces 20 valores, é 20 valores que te atribuo. Tem paciência e fica-te lá com eles.

    ResponderEliminar
  5. Pronto, Donagata, deste, ´tá dado!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.