22 novembro 2007

ANTES DA PLAYSTATION

Antes da existência da Playstation, o brinquedo mais tecnológico que me lembro de ter tido terá sido o meu comboio eléctrico que, conjuntamente com as pistas de corridas de automóveis e poucas coisas mais, seriam os brinquedos de utilização mais sofisticada daquela geração. Falar do comboio eléctrico lá de casa como meu é uma forma generosa de colocar a questão da sua propriedade e do seu usufruto…
Muito mais tarde, aprendi na faculdade que em casos de brinquedos tão dispendiosos como aqueles, a promoção (publicidade) deveria ser dirigida ao adulto, porque era o proprietário da carteira… Era ele o decisor da compra e, na maioria das vezes, era também o adulto o que mais se entretinha, embora precisasse da presença da criança, como álibi. E, pelo menos ao princípio, lá em casa era isso que acontecia…
O comboio era Märklin, uma marca alemã reputada pela sua qualidade de construção. Confirmo a reputação: as peças originais, hoje com mais de 40 anos, ainda funcionam todas… Mas esses 40 anos que se passaram desde então levaram-me a atribuir um outro valor aos catálogos de promoção dos artigos. Porque se eram os equipamentos que permitiam a brincadeira, eram os catálogos que permitiam o sonho…
Esses catálogos, para além das fotografias de máquinas, carruagens, vagões, linhas rectas e curvas, agulhas, passagens de nível*, estações, túneis e pontes, e tudo o mais que possa existir de adereços, aguçavam-nos a cobiça, reunindo tudo aquilo em grandes fotografias de modelos de escala de comboios evoluindo em paisagens alpinas de uma Europa imaculada que não era nada parecida com a nossa…
Hoje, parece-me que os comboios eléctricos deixaram de ser aqueles brinquedos de crianças com que os adultos brincavam, para se assumirem descaradamente como um hobby de adultos. E a promoção aos brinquedos caros passou a ser dirigida quase exclusivamente às crianças logo desde a idade em que já conseguem escolher**… Os adultos ainda são os proprietários da carteira, mas isso parece não querer dizer nada…

Espera que esteja ronronante, Donagata, por me ver continuando a cadeia, tentando explicar como já havia tecnologias antes da Playstation – e antes de José Sócrates…

* Coisa que os da geração da Playstation já nem deve saber o que é…
** Veja-se a publicidade das emissões matinais de televisão do fim de semana, quando se aproxima o Natal...

3 comentários:

  1. É verdade, A. Teixeira, fiquei de facto verdadeiramente ronronante. Além disso acho extraordinário como já eram evoluídos, tecnologicamente falando, os brinquedos que tinhas.
    É que, das minhas bonecas, nem catálogos de promoção, dirigidos a adultos ou a crianças, havia para eu sonhar. Eu tinha mesmo de inventar os meus sonhos...
    Só da boneca Inglesa é que não sei se era possuidora de qualquer catálogo ou até folheto promocional, que tenha influenciado a sua compra. Mas essa, para mim, serviu também quase exclusivamente para sonhar.
    Obrigada e parabéns pelo teu texto. Excelente, como sempre!

    ResponderEliminar
  2. Já vi que o choque tecnológico chegou com décadas de antecedência à tua casa ;)

    Que giro lembrar os cartazes de promoção!

    Muito giro o texto lol
    Beijinhos :)

    Cristina Loureiro dos Santos

    ResponderEliminar
  3. Obrigado às duas pelas vossas apreciações.

    ResponderEliminar