28 outubro 2007

SER INTERESSANTE É O CONTRÁRIO DE SER IBERISTA!!!…

Segundo creio, quem tiver nascido num avião tem direito a passagens aéreas gratuitas para o resto da sua vida. Num meio pequeno cultural e científico como é o nosso, quem receber um prémio Nobel também passa a ter direito a entrevistas gratuitas para o resto da sua vida… É o que acontece com José Saramago e, diga-se de antemão, o seu estatuto de figura pública é muito mais merecido do que os de Lili Caneças ou Dom Duarte Pio. Agora, quanto a entrevistas, em que Lili se celebrizou com o seu Estar vivo é o contrário de estar morto!!!…, as diferenças parecem estar a reduzir-se a ritmo galopante.
Há que não esquecer que o prémio premiou o escritor. A pessoa que escreve não é afável, nem simpática, nem parece ter melhorado desde os tempos do PREC no Diário de Notícias, onde a maioria dos testemunhos de época estão bem longe de lhe ser muito abonatórios quanto à personalidade. Além disso, a maioria das suas opiniões, sejam políticas (comunista) ou geopolíticas (iberista), de tão repetidas, são por demais conhecidas. Parece haver muito de falta de imaginação quando o seu antigo jornal decidiu fazer-lhe uma enésima entrevista, que publicou na edição de hoje, com chamada de primeira página
Os assuntos da entrevista são os tediosos do costume: comunismo, iberismo, os livros dos outros autores que não leu, as suas queixas dos desagravos praticados pelo estado português e o próximo livro que escreverá… Um bocejo. Uma vez, uma caricatura pôs uma Teresa Guilherme eléctrica a dirigir-se ao boneco de Dom Duarte incitando-o a tornar-se interessante numa paródia do Big Brother: - Oh Dom Duarte, mexa-se, faça um strip, estrele um ovo!!!… Nem de propósito: para lhe dar interesse, não será possível pôr José Saramago a falar da culinária das Canárias da próxima vez?... Nisso, sou capaz de lhe respeitar a opinião.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.