01 outubro 2007

AS POTÊNCIAS DO HEMISFÉRIO SUL

Em saudosas épocas do século passado, nos tempos em que a RTP transmitia jogos de râguebi do Torneio das Cinco Nações ao sábado à tarde comentados por Cordeiro do Vale, aprendi com ele que havia cinco selecções que eram as potências do râguebi no hemisfério norte (as que disputavam o Torneio: Escócia, França, Inglaterra, Irlanda e País de Gales), assim como havia outras tantas no hemisfério sul (África do Sul, Argentina, Austrália, Fiji e Nova Zelândia).
Com a experiência, apercebi-me que aquela imagem fora demasiado simplificada para parecer simétrica: havia, de facto, as cinco selecções que disputavam o Torneio, mas a sul, só a selecção australiana e, sobretudo, a neozelandesa ombreavam com elas. Quanto à sul-africana, era uma incógnita, porque estava banida das competições internacionais devido ao apartheid. Mas a Argentina e as Fiji eram equipas medianas, ao mesmo nível de outras selecções europeias (Roménia, Itália) ou da Oceânia (Samoa Ocidental).
E as hierarquias dos desempenhos desportivos das selecções no râguebi são muito mais conservadoras e modificam-se muito mais vagarosamente do que aquilo que acontece, por exemplo, no futebol. É assim que só muito excepcionalmente alguma selecção de entre as sete potências (oito, depois da readmissão desportiva da África do Sul no mundo do râguebi em 1995) ficou excluída da fase dos quartos de final* de um Campeonato Mundial de Râguebi, desde que eles se começaram a disputar em 1987.
Mas, ontem, quando terminou a primeira fase de apuramento do Campo Mundial de Râguebi de 2007, a disputar-se em França, ao saberem-se os nomes das oitos selecções que passaram à fase seguinte, lembrei-me precisamente do elenco das potências do hemisfério sul outrora enumeradas por Cordeiro do Vale. Estão lá todas as cinco - África do Sul, Argentina, Austrália, Fiji e Nova Zelândia. Foi entre as potências do hemisfério norte que se registaram as faltas – mais uma vez, a Irlanda e o País de Gales.
Pela primeira vez num Campeonato do Mundo, foram selecções meridionais a ganhar todas as quatro séries de apuramento e existe ainda a séria possibilidade que sejam apenas elas a serem apuradas para as meias-finais. Para além de já ter sido considerado um daqueles desportos profundamente britânicos, um jogo com regras desqualificadas para ser jogado por cavalheiros**, se esta tendência se acentuar, o râguebi arrisca-se agora a ser considerado um desporto do outro… hemisfério.
* Fase para onde, teoricamente, se apuram as melhores oito equipas mundiais. Aconteceu apenas com o País de Gales em 1991 e 1995 e com a Irlanda em 1999.
** Diametralmente oposto ao futebol, um jogo com regras cavalheirescas para ser jogado por desqualificados…

Sem comentários:

Enviar um comentário