10 outubro 2007

JOÃO, O MANHOSO E JOÃO, O BRONCO

"O presidente do Boavista (João Loureiro) renunciou ontem aos dois meses de mandato que ainda faltava cumprir após uma séria reflexão, de forma a colocar em primeiro lugar os interesses do clube. O dirigente apontou a instabilidade que se vive no Boavista como principal motivo para esta decisão, mas não foi claro sobre a decisão que tomará em relação ao acto eleitoral. Quanto ao futuro de Jaime Pacheco, Loureiro disse que não vai tomar nenhuma decisão de fundo em relação a essa matéria e que deverá ser o treinador a reflectir sobre se sente que tem condições para continuar”.
"O presidente da União de Leiria, João Bartolomeu, manifestou-se ontem revoltado com a fraca prestação de alguns futebolistas do clube, último classificado da Liga portuguesa, ameaçando-os de que vão deixar de receber o ordenado. Aqui ainda recebem, nos outros clubes não. Mas aqui vão deixar de receber. Não vou nomear os nomes. Eles sabem quem são, disse João Bartolomeu em declarações à rádio Antena 1."
Estes são dois trechos de duas notícias de hoje das páginas desportivas do jornal Público e creio que falam por si. O Boavista e a União de Leiria estão no penúltimo e último lugares da classificação e, pelas descrições, parecem clubes em boas mãos… No primeiro caso, o presidente (com pretensões à sofisticação) precipita a crise, demitindo-se, demarcando-se do treinador, à espera da vaga de fundo que o recoloque no lugar – um manhoso. No segundo, o presidente põe-se a exibir gestos de despotismo através da rádio em vez de exercer directa e naturalmente a sua autoridade, que deveria ser incontestável em qualquer clube – um bronco.
Nestes episódios é que dá para desconfiar porque é que treinadores como Manuel José ou Fernando Santos (entre outros treinadores portugueses no estrangeiro) acumulam os títulos no Egipto ou na Grécia que em Portugal depois não conseguem repetir… A começar por Gilberto Madaíl, eu bem desconfio onde estarão os problemas do futebol português, e não têm nada a ver com treinadores, nem com jogadores…

1 comentário:

  1. O mal do futebol vem dos dirigentes. Sempre assim foi.
    Os mil negócios, contratações, comissões,acordos de publicidade, a fruta para os árbitros, as "vitaminas" para os jogadores, quem é que trata disso?
    Madaíl é o que se sabe. A última é terem concluído o processo disciplinar a Scolari e não terem tornado públicas as conclusões.
    Por que esperam? Por uma vitória heróica sobre o pobre Azerbaijão que acabou ontem o Ramadão?
    O tal senhor Bartolomeu é amigo do peito de Pinto da Costa. O menino João é filho do pai.

    Mais palavras para quê?

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.