18 fevereiro 2006

A (DES)PROTECÇÃO CIVIL DOS TOMATES

Só hoje parecem estar a acabar as peças e artigos de reportagem que justificam o mais absoluto desajustamento para o desempenho da função por parte do General Bargão dos Santos, o demissionário dirigente máximo do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC).

Como de costume, a coincidência na concentração e profusão de artigos de teor semelhante – o homem, decididamente, não prestava para o lugar (DN 18/02/06:20): Ex-presidente criou “clima de terror” - espalhados por tudo o que é órgão de comunicação social, parecem fazer esquecer a quem as anda, provavelmente, a mandar publicar, que, se fossem verdadeiramente verdadeiras as referidas estórias, a responsabilidade política do grave erro cometido recairia em pleno na figura do dirigente máximo do próprio ministério, António Costa.

O que António Costa fez, por muito que o aprecie e aprecie o seu gesto, foi minorar os estragos, ao apresentar automaticamente um sucessor já empossado. A isso chama-se malabarismo político a que, como a qualquer acto de variedades, se bate palmas, mas não me parece que seja caso para merecer elogios.

Agora, se me fosse possível fazer apostas e não conhecendo pessoalmente o referido General demitido nem ouvido referências a seu respeito por outras vias, queria deixar, como dica de apostador, que não me parece muito verosímil que o homem, o tal do terror, tivesse aterrorizado, anos a fio, o Hospital Militar Principal, de que havia sido dirigente, antes de aceitar este último convite.

A minha aposta vai para que o referido General pertença a uma daquelas espécies raras em Portugal, das que deviam ser protegidas (mas não pela Quercus), mas que normalmente não o são: alguém com tomates, com frontalidade de mostrar que não precisa daquilo para coisa nenhuma e que, provavelmente, por não estar a ser cumprido aquilo que havia sido combinado, por não estar para aturar uma porção de coisas, etc., se foi embora ao fim de nove dias…

E por ter humilhado quem humilhou, como humilhou, está agora a receber a paga…