08 novembro 2022

O BICENTENÁRIO DA BATALHA DE PIRAJÁ

8 de Novembro de 1822. Trava-se a batalha de Pirajá nos arredores da cidade de Salvador na Baía, num local que, entretanto, foi engolido pela expansão metropolitana da cidade (mapa incluso). Para a guarnição portuguesa, onde imperava o atentismo, à espera de instruções de Lisboa depois da proclamação, dois meses antes, da independência do Brasil pelo príncipe-herdeiro, tratou-se de um recontro assim um pouco mais engajado, com um punhado de baixas, tanto mais difíceis de substituir materialmente quando consideradas as circunstâncias das comunicações com a metrópole. Para os assaltantes brasileiros foi uma grande vitória, em que, consideradas as discrepâncias das várias versões entre detalhes da batalha, o número de tropas engajadas e o número de baixas sofridas pelos dois beligerantes, é razoável admitir que a grande baixa deste recontro baiano, terá sido mesmo a verdade sobre o que aconteceu.

3 comentários:

  1. Obrigado por lembrar da Data A Teixeira, uma curiosidade pessoal, como você escolhe os eventos que você coloca as histórias no blog? Tendo em vista que acontecem vários eventos históricos no mesmo dia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que é que eu lhe posso responder, Marcos? Escolho os eventos, escolhendo. É assim como eu perguntar-lhe porque me faz as perguntas que faz. O Marcos também podia fazer outras perguntas e faz estas, não é verdade?...

      Eliminar
  2. Verdade, só você mesmo A. Teixeira para observar tais observações.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.