09 novembro 2022

DE WEBSUMMIT A WEBULLSHIT

Há que reconhecer que a imagem que as organizações das sucessivas Websummits tinham conseguido fixar entre os leigos era, não apenas a da modernidade (com palavras de código como unicórnio e outras mais...), mas também e sobretudo a da excelência. Podia não ser assim na essência, mas era assim na aparência para o exterior. Sobretudo porque o exterior era a opinião pública portuguesa. Era uma magnífica operação de relações públicas concebida para convencer os portugueses que o evento muito importante lá fora. O que acabámos de assistir foi ao colapso do que esteve a ser montado laboriosamente ao longo destes últimos anos: mostrando a fragilidade em que tudo assentava, bastou à estrela da crítica social do momento, Joana Marques, escalpelizar a intervenção na Websummit da estrela televisiva do momento, Cristina Ferreira. Se deixaram esta última ir lá dizer banalidades motivacionais em inglês macarrónico, estamos conversados sobre o que esperar da excelência do evento... E, no entanto, repare-se abaixo como as críticas se concentram na palestrante, e não na organização que a acolheu, apesar da mediocridade dos conteúdos...

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