20 setembro 2013

BIC A 3$50

O preço da esferográfica (menos de dois cêntimos de € actuais) remete-nos nostalgicamente para muitos, muitos anos atrás. Não sei quantos dos que me estão a ler são capazes de o lembrar e que gostavam, como então eu gostava, de personalizar a sua Bic, roendo a tampinha colorida do topo. Entretanto as ergonomias e as preocupações estilísticas tornaram-nas mais difíceis - hoje quase impossíveis - de arrancar do sítio usando apenas os dentes da frente. Ah, e para os mais novos, diga-se que a Bic cristal era muito mais popular que a Bic laranja: quando o anúncio abaixo apareceu na televisão a primeira parecia mesmo cristal, a segunda era apenas cinzenta

4 comentários:

  1. Sempre preferi a Bic Cristal à Bic Laranja; nunca me entendi com o traço fino desta última. Quanto ao anúncio, embora no video se refira o ano de 1983, seria capaz de jurar que o mesmo tem, pelo menos, dez anos mais, remontando ao início dos anos 70.

    ResponderEliminar
  2. Tem toda a razão. Não o disse no poste mas o vídeo está mal datado. Esta é a versão original do princípio dos anos 70 (...duas escritas à vossa escolha...)

    A versão dos anos 80 (...duas escritas à sua escolha...) pode ser vista aqui: http://www.youtube.com/watch?v=wmm5yz8mKHM e essa já passava a cores.

    O anúncio de jornal é que é ainda da década de 60. Nele, note-se a influência francesa na relutância em escrever o preço como era então corrente: 3$50. Éramos dos poucos países onde se podia intercalar o sinal convencional da divisa no meio do preço.

    ResponderEliminar
  3. Na quele tempo eu, além das unhas também roía as tampinhas que raramente durava mais que dois dias, coisa que irritava profundamentente o meu pai.
    E eu, também, sempre preferi a BIC Cristal.

    ResponderEliminar
  4. A minha era a BIC Cinzenta, que fazia a letra maior e mais gordinha, pois eu tinha a tenho a letra pequena!...:)
    Bons tempos!.... :)

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.