05 setembro 2013

AS PARADAS DO CAPITALISMO… E AS DO SOCIALISMO


Haverá poucas manifestações que serão tão caracteristicamente americanas como uma ticker tape parade. O pretexto para a parada é haver um (ou vários) homenageados que desfila(m) num automóvel descapotável pelas avenidas centrais da cidade (as de Nova Iorque são as mais reputadas) imerso(s) numa interminável nuvem de confetti e serpentinas (originalmente eram fitas de telétipo, daí o seu nome), ao mesmo tempo que recebem as aclamações da multidão.
No vídeo inicial, o homenageado é Charles Lindbergh que acabara de atravessar o Atlântico em avião em 1927. A Hergé também não terá escapado o carácter especificamente americano da cerimónia e organizou uma dessas paradas para a despedida do seu herói Tintin no seu álbum Tintin na América. Mas o mais surpreendente (e interessante para esta história) é que a União Soviética terá chegado a adoptar aquela prática, directamente do capitalismo para o socialismo.
O homenageado da fotografia acima é o relativamente desconhecido Mikail Gromov, um aviador que em 1937 realizou um voo directo de Moscovo até à Califórnia. Mas o desperdício de tanto papel e a atenção dedicada aos feitos individuais em detrimento do colectivo não se deveria coadunar com o carácter científico do socialismo porque tais práticas capitalistas vieram a ser abandonadas e as paradas soviéticas que ganharam reputação internacional são de um outro estilo…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.