13 setembro 2011

APESAR DE ATRASADO…


…mesmo assim ainda vou a tempo de afixar o sempre espectacular confronto entre o Sipi Tau e o Haka do jogo inaugural (Tonga – Nova Zelândia) da Taça do Mundo de Râguebi que se está disputar neste último país. As explicações do que é o Sipi Tau e o Haka estão neste poste aqui, publicado desde a Taça do Mundo de 2007.

Adenda: Por causa dos marretas dos direitos de autor (ganhar-se-á assim tanto em proteger as imagens de dois minutos prévios e supletivos de um espectáculo que irá decorrer ao longo dos outros oitenta?), tive que o substituir acima por outro Haka contra outro Sipi Tau, da Taça do Mundo de 2007.

7 comentários:

  1. Possivelmente,já lhe exprimi a
    sensação única que senti ao
    assistir "ao vivo",em Lyon,a um
    Haka,antecedendo o jogo All Blacks
    -Lobos,ainda "ressacado"do nosso
    Hino,que antecedera a dança mahori.
    Foi muita emoção junta...

    ResponderEliminar
  2. Estava deveras admirado que até agora não tivesse feito nenhuma referência ao assunto.
    Também eu sou um fã de "Cimru" no hemisfério norte desde do tempo da fabulosa dupla de médios Gerald Davies e Gareth Edwards,completada pelo defesa Jonathan Davies.
    Por isso torci que nem um louco pelos putos desta equipa de Gales que, com mais experiência, vão longe. Pena aquele pontapé de ressalto não ter entrado.
    Lembro-me de quatro anos atrás trocarmos alguns comentários sobre a participação dos Lobos no RWC 2007.
    Já agora meu caro Paulo Santiago eu também estive lá e partilho da sua "sensação única" refletida aqui http://timanel.blogspot.com/2010/10/stade-gerland.html.
    Já agora.
    Vamos ter uma final antecipada nas meias-finais (agora leva hifén?) entre os All Blacks e os Wallabies?

    ResponderEliminar
  3. Bom, no nosso entusiasmo pelos galeses a memória é que às vezes já não ajuda...

    Assim: o médio de abertura original dessa equipa de sonho era o lendário Barry John que se retirou muito cedo e foi substituido pelo Phil Bennett; o de abertura sempre foi o fabuloso Gareth Edwards; o Gerald Davies era 3/4 ponta e na outra ponta estaria o J.J. Williams; o defesa era o John Williams - o cirurgião.

    O Jonathan Davies já não é desse filme, foi um médio de abertura da selecção galesa dos anos 80, fabuloso a ganhar terreno com pontapés tácticos em que a bola batia sempre no terreno de jogo antes de sair...

    E um desabafo final: vamos a ver e devo ter sido o único apreciador de râguebi a não ter ido a França em 2007...

    Quanto às meias-finais, gostaria sobretudo que lá aparecesse uma selecção diferente das do costume como aconteceu em 2007 com a Argentina. Que tal Fidji?

    ResponderEliminar
  4. Tem toda a razão.
    A memória já não é o que era.
    Confundir o Jonathan Davies com o John Williams é de palmatória.
    Ainda não vi jogar Fidji mas é capaz de ser uma boa aposta dado o alinhamento.
    A ver

    ResponderEliminar
  5. Não sou tão fã de râguebi como tu, A. Teixeira, ou os comentadores deste post. Aliás, nem conheço todas as regras!... Mas gosto de ver râguebi, que acompanho apenas nestas alturas de Taça do Mundo e, ocasionalmente, nos Torneios das Seis Nações (ainda acho esquisito "Seis Nações" em vez de "Cinco Nações"...). Acho apropriado a descrição "um desporto de brutos praticado por gentlemen" (por oposição ao futebol, "um desporto de gentlemen praticado por brutos").
    Só para dizer que a Haka já conhecia, o Sipi Tau não. Ah, e para dizer também que o meu blog voltou à acção, em nova morada.

    ResponderEliminar
  6. Gales matou o cabrito e os "oito" da frente irlandeses, particularmente o trio da primeira linha, cilindraram (literalmente) o pack da Australia.
    Provavelmente ainda hoje estão a perguntar se alguém tirou a matrícula do camião que os atropelou.

    ResponderEliminar