17 julho 2011

A MERITOCRACIA DA GESTÃO

Será a disponibilidade mental dos dias de férias que levam a associações que noutras circunstâncias provavelmente nunca faria. Se não estivesse em férias nunca teria espreitado pelo canto do olho para um espectáculo ontem transmitido ao serão pela SIC, um concerto que teve lugar numa jangada em pleno rio Douro no passado dia 1 deste mês diante de uma assistência limitada e selecta e que foi patrocinado pela EDP por ocasião dos seus 35 anos.

E, se não tivesse olhado pelo canto do olho, não teria notado que entre os selectos estavam figuras tanto canónicas (Luís Filipe Menezes) como reaparecidas à superfície (Fernando Teixeira dos Santos), nem teria prestado atenção ao momento do patrocinador protagonizado por António Mexia, Presidente do Conselho de Administração da EDP, que, a convite de Barbara Guimarães, ali debitou os bitaites banais que a ocasião exigia.

Mas foi esta disponibilidade mental vagueante que me fez recordar o Mexia da noite interior quando li a notícia principal do Público de hoje pela manhã, centrada nos enormes prejuízos acumulados nas últimas duas décadas pela empresa dos Estaleiros de Viana do Castelo (acima). Para me questionar sobre por onde teria andado naquele caso a excelência dos gestores em Portugal – aparentemente tão bem protagonizada por António Mexia!

É que haverá em Portugal gestores de mérito com obra realizada em grandes empresas sempre na linha de água – evoque-se o caso de Fernando Pinto à frente da TAP há mais de dez anos. Agora o que continua por perceber, ao ler o currículo de António Mexia, são os feitos de mérito como gestor que o catapultaram para um dos cargos mais bem remunerados de Portugal – numa EDP em que, apetece ironizar, até dirigida pelo Pato Donald seria lucrativa…

Para lá chegar faria todo o sentido que António Mexia trouxesse consigo as palmas da resolução dos problemas estruturais de uma empresa pública média como a Carris, o Metro (de Lisboa ou do Porto), a CP ou a Refer ou então... os próprios Estaleiros de Viana do Castelo. E importa não esquecer o que, a respeito de remunerações dos gestores, foi dito no passado... especialmente pelos responsáveis do PSD (Miguel Macedo).

Sem comentários:

Enviar um comentário