19 julho 2011

A ATITUDE

Têm sido dias em que muito se tem discutido as soluções para o problema do Euro. Um último consenso opinativo tem sido alcançado à roda da constituição de títulos da dívida pública europeus, os agora famigerados eurobonds. Quase todos no que se escreve por aí parecem ter passado a achar que a solução para a crise serão os eurobonds.

Até a Ana Gomes que, quando acha, acha sempre com mais convicção do que esses todos, também acha que a Salvação está nos eurobonds! Ora os eurobonds, como as luvas do boxeur da fotografia acima, são apenas um instrumento (entre várias outras soluções financeiras possíveis) para um determinado fim. O importante é a atitude, a decisão política.

Quando Angela Merkel se encarrega de amenizar as expectativas da futura cimeira dedicada ao assunto (Merkel afasta avanço espectacular sobre crise grega na cimeira de Bruxelas), creio que se torna transparente qual a sua atitude e o que ela acha – com menos veemência mas muito mais relevância do que Ana Gomes! – da decisão e dos eurobonds

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.