20 setembro 2010

PERSONAGENS COLATERAIS DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1) – MATA HARI

O verdadeiro nome de Mata Hari era Margaretha Geertruida Zelle (1876-1917) e era holandesa. Quando tinha 19 anos casou com um oficial do Exército colonial destacado nas Índias Holandesas (actualmente Indonésia) que tinha mais 20 anos do que ela. O casamento rapidamente se desfez. De regresso à Europa, tendo-se divorciado e vivendo emancipada, Margaretha lançou-se em 1905 em Paris numa carreira que a veio a celebrizar com o nome pelo qual a conhecemos e como dançarina exótica.
Mais do que a coreografia da dança propriamente dita, o principal da carreira foi gerir a fantasia (Margaretha era afinal uma princesa de origem malaia e religião hindu que se casara com um oficial holandês de quem entretanto se separara por causa dos ciúmes possessivos deste…) e a reputação: Mata Hari era, antes de mais, uma cortesã, que dava prestígio social por se ter sido seu amante. Entre amantes verdadeiros e os que se reclamam de o ter sido, a lista é extensa, chegando a uns 150 nomes…
Quando a Guerra começou (1914) já Margaretha tinha 38 anos e o apogeu de qualquer das duas carreiras já passara. Havia que arranjar novas fontes de rendimento e é mais do que provável que, gozando do estatuto da sua nacionalidade (os Países Baixos eram neutros), Mata Hari fizesse os seus biscates para os dois lados no campo das informações. Até que as investigações dos franceses sobre as suas actividades vieram coincidir com a crise político-militar por que passaram na Primavera de 1917.
O tempo leva à opinião quase unânime (a excepção é francesa…) que Margaretha foi tratada nas investigações e julgamento como um bode-expiatório dos fracassos franceses. Condenada à morte, foi fuzilada em 15 de Outubro de 1917¹. Mais do que as outras fotografias posadas, a que mais impressiona são estas últimas, tiradas quando da sua prisão. Quanto ao seu outro papel, vai ser preciso esperar 57 anos para que uma outra holandesa faça suspirar a audiência com a sua sensualidade exótica (abaixo)…
¹ Foi a notoriedade social de Mata Hari que deu publicidade à sua execução. Duas mulheres francesas já haviam sido executadas pelos mesmos motivos em Janeiro e Março de 1917 e pelo menos outras três vi-lo-ão a ser até ao fim da Guerra em Novembro de 1918, sem que ao facto seja dado grande relevo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.