17 setembro 2010

OLHE QUE NÃO! OLHE QUE NÃO!

Já aqui tive oportunidade de me referir ao famoso frente-a-frente televisivo entre Álvaro Cunhal e Mário Soares em 6 de Novembro de 1975. Visto à distância de 35 anos, pode-nos parecer agora um absurdo que o país tivesse então estado à beira de uma Guerra Civil. E depois olhamos para a temática que os comunistas escolheram para o seu cartaz comemorativo do 58º aniversário da sua Revolução de Outubro e percebe-se como essa ameaça pode ter sido séria.
Veja-se acima o destaque que era dado aos canhões e à pose dos marinheiros armados (que, não por acaso, era então o ramo mais revolucionário das nossas Forças Armadas), a pretexto da convocatória para um Comício no dia 7 de Novembro (foi o dia seguinte ao do frente-a-frente…) no Pavilhão dos Desportos e com a presença de Álvaro Cunhal. E compare-se o cartaz com um outro, precisamente da mesma origem e sobre o mesmo tema, mas mais recente, de 2007…
O tempo tendeu a diluir e a fazer-nos esquecer a dimensão da arrogância e da agressividade comunicacional de que os comunistas davam então mostras naquela época, tanto em termos nacionais como internacionais – é para as recordar que, à falta de imagens do tal Comício celebrando a Revolução de Outubro em Lisboa, insiro outras de uma parte das cerimónias que, com esse mesmo propósito, tiveram lugar nesse mesmo dia na Praça Vermelha de Moscovo…

Eram tão semelhantes às outras, às do 10 de Junho no Terreiro do Paço, que apetece pedir para Não Apagar a Memória de qualquer delas...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.