12 junho 2010

AS FOTOGRAFIAS TRUNCADAS DO CAPITALISMO

No Verão de 1899 o Presidente dos Estados Unidos, William McKinley (1843-1901), posou para uma fotografia institucional (acima, do lado esquerdo) acompanhado do então Vice-Presidente Garret Hobart (1844-1899). Hobart veio a falecer em Novembro desse mesmo ano e quando se McKinley se apresentou à reeleição no ano seguinte, dado o sucesso da primeira, pensou-se em fazer uma outra fotografia do mesmo estilo com McKinley acompanhado do novo candidato à Vice-Presidência, Theodore Roosevelt (1858-1919).
É bizarro que, nessa nova fotografia tirada um ano depois, McKinley apareça com a mesma roupa, sentado na mesma cadeira e assumindo a mesma pose que na fotografia anterior. Dessa vez, McKinley e Roosevelt apareciam mais afastados e o fundo do jardim até parece descontínuo. Também não se conhece nenhuma testemunha da sessão fotográfica conjunta. Para a história escondida, a fotografia acima parece ter sido uma das primeiras fotografias adulteradas por razões políticas. Uma das primeiras entre muitos milhares…
Genuínas ou adulteradas, constate-se que aquele estilo de propaganda eleitoral fez a sua época, como se pode observar na fotografia acima, tirada em 1904, desta vez já com Theodore Roosevelt na cadeira da presidência acompanhado do seu Vice, Charles Fairbanks (1852-1918).

Sem comentários:

Enviar um comentário