17 setembro 2008

RECORDANDO A CHEGADA, NA HORA DA DESPEDIDA

Por causa da Operação Overlord (acima), o grande desembarque das tropas aliadas na Normandia durante a Segunda Guerra Mundial em Junho de 1944, mas também por causa das várias operações anfíbias que foram realizadas na Frente do Pacífico durante o mesmo conflito, os desembarques acabaram por ganhar um valor iconográfico especial na cultura norte-americana. Esse valor ainda se veio a reforçar mais quando se realizou o desembarque em Inchon, que foi fundamental para o contra-ataque norte-americano durante a intervenção seguinte no exterior, a Guerra da Coreia, em Setembro de 1950.
Se as operações que foram acima mencionadas tiveram na altura toda a pertinência do ponto de vista militar, o desembarque em Danang de Março de 1965, que também foi amplamente coberto pela média (acima) tratou-se apenas de uma mera operação de relações públicas para tentar ganhar popularidade interna para a causa da Guerra no Vietname. Como se pode ver nas imagens, não era propriamente o inimigo que aguardava os fuzileiros na praia, o material pesado teria sido desembarcado mais facilmente num dos portos sul vietnamitas e os soldados teriam também desembarcado mais comodamente se tivessem chegado de avião…
O absurdo do desembarque em Danang veio a ser depois ultrapassado largamente pelo ridículo do desembarque em Mogadíscio (acima, um mapa da Operação Restaurar a Esperança) em Dezembro de 1992. É que, para fazer coincidir o desembarque com a hora de abertura dos telejornais na América, teve que se realizar durante noite escura em Mogadíscio (o que, se fosse a sério, era um risco disparatado em termos operacionais). Para mais, as equipas de televisão aguardavam os soldados na praia debaixo das luzes de enormes holofotes para melhorar a imagem... Houvesse resistência séria em terra e, com a ajuda da iluminação, teria havido uma mortandade… É verdade que não deve haver relação racional entre o resultado de uma intervenção militar norte-americana no estrangeiro e a consistência como ela começou por ser apresentada na televisão, mas a verdade é que os desembarques de tropas na TV pareceram ter saído de moda... Na última Guerra do Iraque não me lembro deles, e é por causa disso que, por muito que tentem enaltecer agora os feitos do General David Petraeus de partida (acima), a diferença entre o que os Estados Unidos se propunham inicialmente fazer e aquilo que agora consideram sucesso, me faz propor o desembarque do filme abaixo como simbólico do sucesso desta campanha no Iraque…

2 comentários:

  1. Cá estou eu a "desembarcar" de novo nesta praia.

    Frustrada que foi a invasão do Kuwait, a saída do Iraque para o mar continuou demasiado estreita e o mesmo se poderia dizer da "entrada"...

    ResponderEliminar