28 agosto 2008

EUROPAS...

Crianças alemãs: futuros inventores da Europa!

Enquanto homens corajosos combatem nos campos de batalha pela vitória que coroará uma Europa unida e feliz, a frente doméstica da Alemanha já hoje está a trabalhar em planos para o benefício dos povos libertados. A juventude alemã está-se a preparar para as grandes tarefas da paz e da reconstrução. Concebem e constroem modelos, empenhados num ensino orientado e criativo. Seja na aula de trabalhos manuais na escola, aos serões em casa ou enquanto participam nas organizações de juventude, a UHU está em todo o lado. Uma cola especial desenvolvida pela empresa alemã Kunststoff-Chemie, é procurada como um produto indispensável.
Nas estradas da Europa, os camiões Ford alemães dão testemunho do trabalho da indústria germânica. O ágil, confiável e fácil de manter camião da Ford será uma ajuda bem vinda para resolver as enormes tarefas que esperam o nosso continente depois da guerra.

Acima podemos ver dois anúncios de imprensa alemães típicos do período da Segunda Guerra Mundial (recolhidos aqui) com a devida mensagem publicitária. Para além da surpreendente familiaridade com os produtos que são anunciados (trata-se da conhecida cola UHU e dos camiões Ford, que continuaram a ser produzidos apesar da Alemanha e dos Estados Unidos estarem em guerra), atente-se à estranha modernidade da linguagem, com o recurso constante à ideia de Europa e da (re)construção europeia…

2 comentários:

  1. Para unir a Europa não há UHU que resista!
    Cole-se com cuspo. É mais barato e faz o mesmo efeito...

    ResponderEliminar
  2. Não me parece que seja com cuspo, Impaciente, mas sim com palavras, muitas, ditas e escritas, tendencialmente cheias de sonoridade e falhas de significado concreto e sobretudo, sem consultas populares, que cada referendo parece como a cavadela do adágio popular...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.