27 maio 2008

OS PENSADORES DE IDADES PROVECTAS

Fiquei a saber pelos jornais que o antigo Secretário de Estado norte-americano Henry Kissinger faz hoje 85 anos. Já me habituei aos seus aparecimentos regulares na arena mediática, seja através de intervenções, seja através da publicação de artigos de opinião que avaliza e a que decide emprestar o seu nome, que isto de produzir obras-primas genuínas individuais aos 100 anos está reservado ao cineasta Manoel de Oliveira…
Trata-se de uma prática corrente no jornalismo norte-americano. Hoje, há um outro antigo e respeitado Conselheiro de Segurança Nacional da Administração Carter, Zbigniew Brzezinski (actualmente com 80 anos) que co-assina uma coluna de opinião no Washington Post, a respeito das suas opiniões de como deverão ser conduzidas as relações entre os Estados Unidos e o Irão. Um artigo interessante para quem goste.
Mas parece não ser automático que todos os antigos políticos que ocuparam cargos de relevo na Administração norte-americana possam ser capazes de produzir artigos tão interessantes quanto os destes dois veteranos. É uma prova da nossa inevitável pequenez portuguesa que não tenhamos muito por onde escolher e que acabemos por nos resignar a artigos de opinião assinados pelos patriarcas que temos, como Mário Soares (83 anos).
É que também precisamente hoje, temos a oportunidade de ler uma sua Coluna de Opinião, publicada no Diário de Notícias, com o título Pobreza e Desigualdades que, sobre o tema que lhe dá título, não escreve rigorosamente nada de original, e sobre todo o resto que entende pronunciar-se, desfia uma sucessão de lugares comuns... Mário Soares tem vários predicados, mas a densidade do seu pensamento intelectual continua a não ser um deles…

6 comentários:

  1. Olha que tenho lido cuidadosamente todos os teus postes. Por vezes tenho ligeiros atrasos dada a tua intensa capacidade produtiva, mas lá vou conseguindo recuperá-los. Nem sempre comento apenas porque não se me oferece nada de inteligente para dizer e não te quero estragar a imagem do blogue com parvoíces.
    Aqui só acho que foste um pouco mauzinho para com o Mário Soares. Então o senhor não é denso? Pode não ser por dentro lá nisso que tu chamas de intelectualidade, mas por fora olha que é bem compactadinho...

    ResponderEliminar
  2. A.Teixeira:

    Kissinger e brezinsky tem uma longa rivalidade intelectual, chamemos-lhe assim.Daí também escreverem ainda com essa idade e ser-lhes dado o destaque que é dado,apesar de serem suficientemente bons, note-se.

    Brezinsky é melhor do ponto de vista prático uma vez que diz logo o que quer e de onde vem e para onde vai.

    Kissinger é apenas "poder" e só é bom quando escreve analiticamente sobre diplomacia e relações internacionais ( vide livro diplomacia)- quando começa a falar sobre soluções é um perfeito desastre e um neo con reciclado insuportável.

    Soares não tem nem as qualidades de Brezisnky, nem de Kissinger, embora eu até goste que sejam feitas critica ao actual governo, considero esta manobra do senhor Soares uma igual a tantas outras que tem sido feitas ao longo dos últimos 3 anos ora dizendo uma coisa ora dizendo o seu contrário, afinal o estilo catavento que o caracteriza.E sempre o caracterizou.

    Dizer isto agora, seja cliché ou não cliché é apenas oportunismo político mediático dele e tentar cavalgar a situação, algo que demonstra que a pessoa está claramente fora de jogo e a sofrer de ilusões.


    Como sempre, você é muito simpático e até protege a pobreza do senhor Soares, suspeito, que em atenção à idade avançada do senhor.

    Você é melhor pessoa do que eu.

    Consegue fazer isso, eu não conseguiria porque já me enjoa o discurso do senhor Soares.

    Que é a demonstração da senilidade pura e de estar a dizer um conjunto de frases que há 20 ou 30 anos pareceriam umas grandes coisas,afirmações tonitruantes, mas que, actualmente, até uma criança conseguirá dizer algo do mesmo estilo.

    É uma pena que por reverencia à pessoa que se apropriou simbolicamente do acto fundador deste regime podre corrupto e certamente não democrático ainda ninguém tenha tido a caridade de explicar ao senhor Soares que ele está - paralelismos descontados - a fazer o mesmo papel que o senhor Salazar fez, salvo erro,durante uns meses erro em 1968 quando caiu de uma cadeira e já não era o ditador.

    Portanto é apenas mais um elemento pitoresco a animar a paisagem, tal como Herculano, salvo erro, diria acerca dos frades capuchinhos que pululavam nos campos da pátria: dão cor e alegria à paisagem apesar de serem inúteis.


    Mas o caro A.Teixeira é mesmo muito simpático; já eu sou amargo, um pecado nesta república cheia de felizes , o so felizes, ai eles são tantos...como o diria o senhor que está em frente da Brasileira no Chiado.

    ResponderEliminar
  3. Comentário 2 - Dissidente-x (Bolas, esqueci-me de assinar)

    ResponderEliminar
  4. Donagata, eu tenho acompanhado o dinâmico programa de leitura que tens empreendido e, com particular agrado, esta tua última incursão nos domínios da História do período da monarquia constitucional.

    E se eu fui um pouco mauzinho com Mário Soares, que dizer do comentário que se segue ao teu?

    ResponderEliminar
  5. Dissidente, não discordando na substância do que escreveu, permita-me que lhe recomende que se permita poupar alguma dessa animosidade que dedica a Mário Soares aos que tentam pegar num artigo de jornal obviamente repleto de trivialidades para o tentar tranformar numa peça do mais importante interesse jornalístico e/ou numa arma de arremesso político anti-governamental.

    Ainda ontem, às 21H00, Mário Crespo estava na SIC Notícias a tentar "arrancar" do artigo o "sumo" que ele não conseguia obviamente dar...

    E isso não é senilidade, Mário Crespo é um homem novo.

    Quanto às assimetrias da distribuição da riqueza em Portugal, há que lembrar que, desde 1976, em 32 anos de regime constitucional, a Direita esteve por 16 anos no poder e a Esquerda por 14, com mais dois (1983-85) em condomínio.

    Não há inocentes...

    ResponderEliminar
  6. A.Teixeira: concordo.

    Mas infelizmente é o que a causa gasta no Diário de notícias, um jornal que tem uns jornalistas que se faz favor...
    Quer dizer, isto já começa a ser em todo o lado...já não só no DN.

    Repare na dificuldade da minha posição: eu sou a favor de arremessos contra este governo porque estou intensamente farto dele. (As razões são de outro tipo, não interessam para aqui).
    Mas o senhor Soares como aríete não...

    M.Crespo é um artista habilidoso.

    Quanto as assimetrias é verdade isso.
    O problema é que eu não considero o actual governo de esquerda, aliás considero que não tem política absolutamente nenhuma.

    E relativamente a sua última parte do comentário penso dever ser feito um apêndice especial à pessoa que esteve 10 anos como primeiro ministro e agora parece que nunca o foi e não tem nada a ver com isto.

    Dissidente-x

    ResponderEliminar