11 setembro 2007

OEIRAS, PORQUE ELISA PRECISA

Não sou munícipe de Santarém, mas sou de Oeiras, um município hoje particularmente famoso, pelas más razões de ter a dirigi-lo alguém – Isaltino Morais – que deu novas dimensões ao significado da palavra nepotismo, uma relação de interesses convergentes muito estreita entre tio e sobrinho, outrora associada ao papa ou a membros influentes do clero, agora protagonizada por um autarca e um motorista de táxi emigrado.
Mas é preciso reconhecer que Isaltino Morais sempre foi um adversário político temível no que se referia às eleições neste concelho e que, sempre que se aproximavam eleições autárquicas, estabelecia-se o pânico dentro do PS para desencantar um candidato que estivesse disponível à mais que previsível derrota eleitoral. Para as eleições de 1997, esse limão calhou a Elisa Damião, que parecia estar em fase de disponibilidade.
O melhor da campanha seria o seu slogan, daqueles que rimam, populares, que ficam no ouvido, afixados por todos os cartazes: ELISA, PORQUE OEIRAS PRECISA! Mas no dia fatídico das eleições, sem grandes surpresas, 48% dos votos foram para o PSD que ficou com a maioria da vereação e Elisa Damião viu-se confinada ao estatuto de vereadora. Só que, afinal, revelou-se ser cargo de pouca duração…
Daí a um punhado de meses (em 99) Elisa conseguiu arranjar o 11º lugar (elegível) da lista do PS para o Parlamento Europeu, encabeçada por Mário Soares e lá abalou… É um episódio já com dez anos, mas fiquei sempre na dúvida de que tratava a precisão naquele slogan. Seria mesmo ELISA, PORQUE OEIRAS PRECISA ou seria mais OEIRAS, PORQUE ELISA PRECISA… até se arranjar qualquer coisa melhor como Estrasburgo?...

3 comentários:

  1. Podia ter sido
    "Damião, a que está mais à mão".

    Ou "Elisa chuta prà baliza".

    Será que o chofer de táxi, o tal sobrinho da Suíça, trat o presidente da Câmara por IsalTIO?

    "Não votem na Elisa, o Tio também precisa".

    O Herdeiro mistura muito bem a História com esta histórias.

    ResponderEliminar
  2. Carteiro: por acaso, não está a pensar montar uma daquelas agências de comunicação?...

    Por um slogan muito menos feliz do que esses três pagou o PSD... hrrmm, a Somague 46 mil contos aqui há uns anos.

    ResponderEliminar
  3. Estou a pensar numa campanha para limpar a imagem do nosso Scolari tão injustamente acusado de agressão.
    É uma causa nobre...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.