10 setembro 2007

O REGIMENTO DE ELITE DE FREDERICO GUILHERME

Por ter falado no recrutamento e composição dos exércitos profissionais europeus do Século XVIII, vale a pena levar a conversa para as curiosidades associadas a um regimento de elite de infantaria fundado pelo Rei Frederico Guilherme I (1688-1740 - em baixo) quando ele se tornou Rei da Prússia em 1713. O mencionado regimento – designado por Grandes Granadeiros de Potsdam – distinguia-se por ser composto por homens (com excepção de uma dúzia de oficiais) que tinham todos uma altura superior a 1,80…
O racional por detrás da constituição de uma tal unidade deveria ser o efeito de surpresa para o inimigo ao deparar-se no campo de batalha com uma unidade composta por várias centenas de enormes Golias (como na imagem abaixo) avançando na sua direcção… Mas, sendo tais gigantes uma espécie rara, a tal unidade tornou-se mais rapidamente conhecida pelos expedientes adoptados por Frederico Guilherme I para o recrutamento de tais Golias, do que propriamente pelas suas virtudes militares.
Assim, rapidamente se descobriu que um dos instrumentos diplomáticos seguros para obter as boas graças de Berlim numa negociação consistia no envio de um contingente de gigantes, como o faziam regularmente o Czar da Rússia ou o Sultão otomano. Por outro lado, viajar na Prússia tornou-se muito perigoso para homens de estatura elevada como o descobriu um monge húngaro que veio em busca de esmolas para resgatar cristãos cativos na Turquia: foi detectado, capturado e incorporado...
Rapidamente se espalhou a reputação que para o cumprimento das quotas de incorporação nos Grandes Granadeiros de Potsdam valia tudo: alegadamente, a certa altura chegou mesmo a equacionar-se a hipótese de raptar um diplomata austríaco de grande estatura. Depois pensou-se nas inevitáveis retaliações austríacas… Comparados com estes métodos, aqueles treinadores de basquetebol dos anos setenta que passavam o tempo a chatear os gajos mais altos (acima) para a modalidade eram um anjinhos
Aliás, o título do artigo que se refere ao regimento na WikipediaPotsdam Giants ou Potsdam Grenadiers – parece soar mesmo ao nome de uma equipa actual da NBA… Só que os gigantes do principio do Século XVIII não se pareciam quase nada com os do final do Século XX. As privações da infância (sobretudo nutricionais) faziam com que eles tivessem frequentemente um aspecto deformado (acima), mais frágil do que impressionante, como costumam realçar as testemunhas convidadas a assistir aos desfiles que tanto faziam o orgulho de Frederico Guilherme I.

O seu filho, Frederico II (1712-1786), que ficou famoso como general, extinguiu o regimento mal chegou ao trono.

4 comentários:

  1. Curioso é que Frederico I tinha baixa estatura e era atarracado, como a estátua aliás demonstra. Talvez assim, entre os "Golias", se sentisse falsamente mais seguro. Creio que o seu regimento de gigantes nunca chegou a combater.

    ResponderEliminar
  2. Correcção: Frederico Guilherme I.

    ResponderEliminar
  3. Parece que houve sempre certos alemães que queriam ser suecos.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.