12 julho 2006

OS SUSPEITOS DO COSTUME

Depois do triste episódio que se seguiu aos atentados de Madrid, com o governo de José Maria Aznar a tentar atribuir a toda a força a responsabilidade dos mesmos à ETA, toda a cautela é pouca quanto à atribuição da responsabilidades por atentados terroristas de grande projecção mediática, como foi o caso do de Londres de há um ano atrás e agora é o de Bombaim.

No caso indiano os suspeitos mais imediatos da autoria dos atentados podem agrupar-se em três núcleos distintos. Em primeiro lugar, os grupos terroristas de cariz político-religioso. Dado os precedentes, pensa-se automaticamente nos militantes radicais islâmicos, nomeadamente os que lutam contra o domínio indiano em Caxemira, mas também existem os movimentos radicais sikhs, separatistas que lutam pela independência de um estado nacional sikh, que se tornaram notados no passado pelo assassinato da primeira-ministra Indira Gandhi.

Em segundo lugar, existem movimentos radicais terroristas de cariz regionalista. Os mais destacados são os radicais tamiles, do sul da Índia, envolvidos numa guerra civil que se trava no Sri Lanka (Ceilão), onde existe uma minoria tamil que eles pretendem tornar independente do estado cingalês. Entre os seus feitos também se conta o assassínio de um primeiro-ministro indiano: Rajiv Gandhi, filho de Indira. Em terceiro e último lugar, muito menos mediatizados e por isso bastante menos conhecidos do que os anteriores, existem na Índia grupos terroristas de cariz político ideológico. De inspiração marxista-leninista (maoista), designados genericamente por Naxalitas, a sua especialidade tem sido, até agora, a guerrilha rural nas zonas orientais da Índia, vizinhas do Nepal, país onde existe um movimento aparentado.

Depois desta demonstração de sabedoria, resta acautelar uma quinta hipótese, muito provável também, a atentar no que aconteceu anteriormente em Madrid e Londres: a de que se trate de uma organização islâmica inteiramente nova, constituída para os atentados e descartável depois deles, porque irá ser o alvo da perseguição dos serviços secretos indianos.

1 comentário:

  1. Post muito interessante e oportuno. Espantoso é o escasso tempo dedicado a (mais) este atentado terrorista, por parte dos media e, geralmente, de toda a gente. Será porque há "pouca sabedoria" ou porque é lá longe, na Índia, onde moram indianos e não americanos nem europeus?...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.