07 julho 2006

O DESPORTO QUE UNE A COMMONWEALTH BRITÂNICA

O Reino Unido do Século XIX, no apogeu do seu poder Imperial, foi também o berço de vários desportos populares da actualidade. Com excepção de alguns exemplos norte-americanos (com quem compartilham origens) e asiáticos – como as artes marciais – a larga maioria dos desportos modernos – futebol, ténis, boxe, natação, remo – remontam a essa origem nessa época.

No caso daquele que é indiscutivelmente o mais popular de todos, o futebol, a partir do primeiro quartel do Século XX, os britânicos, por erros próprios, deixaram que lhes fosse roubada a direcção do mesmo. A adesão tardia, mesmo que contrariada, das associações britânicas à FIFA foi apenas o reconhecimento desse erro.

Algo de semelhante aconteceu com o atletismo, uma das competições mais importantes dos Jogos Olímpicos iniciais, onde a utilização precoce do sistema métrico nas provas disputadas (em detrimento das medidas imperiais) foi um indicador que o controle daquele desporto passou também muito rapidamente para os europeus continentais.

O râguebi foi um desporto que não ganhou a projecção dos anteriores e onde os britânicos conseguiram reter para si a hegemonia mundial. Tendo-se tornado um desporto popular no mundo anglo-saxónico, permaneceu confinado basicamente aos países de povoamento branco como a Austrália, a África do Sul ou a Nova Zelândia.

Pensando num denominador comum do Império e agora, da Commonwealth, considere-se as suas elites administrativas, pertencentes geralmente a um mesmo estrato social da metrópole. E o seu jogo de eleição sempre foi o críquete. Quando essas elites partiram, foram substituídas pelas locais, que continuaram a cultivar os mesmos gostos.

É por isso que hoje, perante o nosso desinteresse e o de todo o mundo que não pertence à Commonwealth, se travam disputas homéricas de críquete, entre a Índia e o Paquistão, onde o Sri Lanka se apresta a defrontar a Austrália e a África do Sul faz uma digressão pelas Índias Ocidentais Britânicas*, uma selecção que logo ali, tem um nome cheio de ressonâncias nostálgicas do antigo Império.
* Corresponde às Antilhas que estiveram sob domínio britânico.

1 comentário:

  1. Há doenças contagiosas! O críquete não pegou na América do Norte que, além disso, ainda transformou o râguebi no "futebol americano".
    Em compensação conseguiram exportar o râguebi original, com bastante sucesso, para a França, o que lhes tem causado alguns dissabores no Torneio das 5 Nações!

    ResponderEliminar