02 agosto 2014

A INAUGURAÇÃO DA ESTAÇÃO DE METROPOLITANO

Nina Sviridova e Dimitri Vozdvijensky são a designação da autoria associada de um casal de fotógrafos russos com uma colecção de fotografias interessantíssimas começadas a partir da época soviética. Este par, que é apenas uma amostra da riqueza da colecção, mostra-nos momentos significativos da inauguração de uma estação de metropolitano durante os anos iniciais da Era Brejnev (1964-1982).
Pela cronologia da construção, provavelmente tratar-se-á de uma das estações daquela que é conhecida por Linha 7 do sistema moscovita. Na fotografia acima, na extrema-esquerda, o omnipresente Lenine enfeita a frente da primeira carruagem do comboio inaugural, enquanto abaixo é a proliferação de Brejnevs que nos poderá levar a perguntar, mais do que a sua função na paisagem, qual seria o critério como os cartazes eram distribuídos para serem empunhados pela assistência: Voluntariado? Sorteio?
Ou o partido fazia depois uma atençãozinha aos que se dispusessem a acartar com a pancarta durante a cerimónia?... Estas imagens conseguem captar perfeitamente, no estático, aquela solenidade ridícula das cerimónias do socialismo real que, por exemplo, o checo Milos Forman conseguiu captar dinamicamente tão bem no filme O Baile dos Bombeiros, realizado na mesma época destas fotografias (1967).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.