23 novembro 2009

E SE, DE REPENTE… OS COMUNISTAS SE PROPUSEREM FAZER REFORMAS… ISSO É DIALÉCTICA MARXISTA-LENINISTA!

Às vezes, é através dos pequenos detalhes que nos ocorrem que nos apercebemos como o capitalismo internacional triunfou na grande batalha ideológica do Século XX. Tomemos as recordações de uma campanha publicitária à escala mundial que teve lugar há uns 25 a 30 anos atrás. O produto era um desodorizante feminino chamado Impulse (haverá com certeza quem se lembra dele…) e a mensagem do anúncio consistia na frase: - E se, de repente, um desconhecido lhe oferecer flores… isso é Impulse!
A situação de mostrar, em plena década de 1980, um homem compelido a oferecer um bouquet de flores a uma mulher desconhecida apenas por causa da fragrância de um spray desodorizante era perfeitamente inverosímil mas há que reconhecer que a mensagem tinha potência! Tanta, que me lembrei dela, quando há dias estava a ler alguns pormenores que acompanharam a desagregação acelerada do regime da República Democrática Alemã em Outubro e Novembro de 1989, imediatamente antes da Queda do Muro.
Assim, a 4 de Novembro, a menos de uma semana do Fim, um alto responsável do SED(*) ainda escrevia, a respeito das concessões possíveis em resposta à onda crescente dos protestos: O pedido para eleições livres pode, em princípio, ser concedido dado que corresponde aos princípios básicos da nossa Constituição Socialista, mas desde que isso não sirva de pretexto para a formação do pluralismo partidário burguês… Exigências para que seja abolido o papel dirigente do SED(*) são totalmente inaceitáveis(**).
Descodificando: até poderia vir a haver eleições livres desde que não fossem livres… Foi ao ler mais um exemplo desta inesgotável capacidade dos comunistas adulterarem os conceitos por detrás das palavras até ao limite do absurdo que me levou a imaginar como será apenas por pudor ideológico que se impede que lhes aplique uma versão parafraseada do famoso slogan publicitário do Impulse: - E se, de repente, os comunistas se propuserem fazer reformas… isso é dialéctica Marxista-Leninista!(*) SED: Sozialistische Einheitspartei Deutschlands. À letra, Partido Socialista Unificado da Alemanha. De facto, Partido Comunista Alemão, organização responsável pelo regime que vigorou na Alemanha de Leste entre 1949 e 1989.
(**) Anatomy of a Dictatorship: Inside the GDR 1949-1989, p.261.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.