18 novembro 2009

A VÉNIA DE OBAMA

Entre os fait-divers que costumam rodear mediaticamente Barack Obama, há alguns casos, raros, que se tornam interessantes por aquilo que nos mostram da América retrógrada. É o que acontece com a controvérsia a respeito da vénia feita por ele quando cumprimentava o Imperador Akihito do Japão (fotografia acima). Na origem, como seria de esperar, está aquela comunicação social próxima das teses agressivas que levaram George W. Bush e, com ele, a imagem dos Estados Unidos aos píncaros da glória mundial: a Fox News é um excelente exemplo disso.
E os heróis dessa comunicação social são pessoas que já foram muito importantes e/ou muito influentes e que agora, mesmo mandando muitas bocas…, não são: Dick Cheney, William Kristol, Bill Bennett. Ao olhar para a fotografia e pensando nos comentários por eles emitidos, percebe-se que, mais do que a ideologia, há uma grande dose de ignorância misturada com grosseria quando criticam Obama por ter adoptado um costume alheio. É que Akihito, ao saudar com um aperto a mão (que não é um costume japonês), está, de forma cortês, a adoptar precisamente a mesma atitude que Obama…

São estes pequenos episódios que nos servem para recordarmos porque é que a Adminsitração Bush não deixou quaisquer saudades…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.