08 dezembro 2010

«WISHFUL THINKING»

The Economist é uma revista de referência tanto pela solidez e profundidade das suas análises como pela qualidade estética impar das suas capas. Porém, no caso actual dos problemas monetários que estão a afectar séria – quiçá definitivamente... – a coesão da União Europeia (abaixo) e por muito que eu tenda a concordar com a grande maioria daquilo que The Economist tem publicado, também não nos devemos esquecer que a revista também possui a sua ideologia liberal e opções atlantistas sobre o grau da – falta de integração que deveria assumir o Projecto Europeu.
É contando com isso que convém tomar com uma boa dose de circunspecção algumas das análises que aquela revista tem vindo ultimamente a produzir sobre o assunto. Nem de propósito, recupero de um outro lote de excelentes capas da The Economist em que o tema é o Irão (abaixo), uma que data de Julho de 1999 e que nos mostra um estudante iraniano contestatário que empunha uma camisola manchada de sangue enquanto os autores da revista se perguntam se não se seguiria uma segunda revolução depois daquela que derrubara o Xá em 1979 (capa central).
Hoje, mais de dez anos passados depois da revista publicada, há que reconhecer que o regime islâmico iraniano permaneceu tão sólido que lhe permitiu sobreviver a todas as vicissitudes por que passou desde aí. Tão sólido que o protagonista da fotografia, um estudante chamado Ahmad Batebi, acabou preso, torturado e condenado a 15 anos de prisão antes de ter conseguido fugir para os Estados Unidos em 2008. A notícia e a capa não passaram de um daqueles casos exemplares de wishful thinking, essa expressão da língua inglesa que é de difícil tradução para o português.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.