27 junho 2007

BENITO JUÁREZ

Em complemento ao já comprido poste de ontem, vale a pena mostrar duas representações do presidente Benito Juárez – de quem acabei por pouco escrever. Juárez era totalmente de ascendência índia, e os índios representavam o enorme sopé da hierarquizada pirâmide social mexicana. Contudo, como em muitas sociedades dominadas intelectualmente por sacerdotes, também no México a cooptação de jovens de origem humilde mas que se revelassem intelectualmente prometedores também era um possível meio de ascensão social.
Foi o que aconteceu com Benito Juárez, educado a expensas do patrão da irmã (que era cozinheira) quando os pais de ambos morreram e que depois prosseguiu os seus estudos no seminário, até vir a tornar-se num advogado. No entanto, como se percebe pelas diferenças entre o rigor da fotografia mais crua de cima e os retoques mais cuidados da fotografia abaixo, onde os olhos e o resto da fisionomia estão retocados por forma a tornarem-no mais caucasiano, a aparência verdadeiramente popular de Juárez era encarada de uma forma relativamente desconfortável.
A verdade é que, confessando-se conservadoras ou liberais, as elites mexicanas eram unânimes na manifestação do desprezo pelas classes camponesas pobres, mesmo que proclamassem, entre os seus princípios teóricos, a sua libertação. Paradoxalmente, a causa que os membros daquelas classes devem ter abraçado com mais entusiasmo, naqueles tempos, deve ter sido a do imperador Maximiliano. Como acontecia na Rússia czarista, por exemplo, Maximiliano chegou a ser verdadeiramente popular e objecto de devoção entre as massas e, muito possivelmente, teria derrotado Juárez numa eleição moderna, feita por sufrágio universal…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.