06 outubro 2010

TV NOSTALGIA – 51

Foram precisos um punhado de anos para que eu descobrisse nesse verdadeiro baú de recordações que (também) é o You Tube um vídeo (ao 1:25s) com as imagens daquele que eu considero o meu genérico dos Telejornais (acima). Durante uns dez segundos aquele globo girava e dentro dele apareciam uma sucessão de fotografias ao som de uma música solene. O período que se seguia foi o preâmbulo das minhas concepções iniciais do Mundo, tentando aprender o que nele os adultos consideravam importante: que os presidentes eram pessoas velhas, se vestiam de branco com muita gente a bater-lhe palmas (como Américo Tomás) ou que as guerras se travavam em locais que tinham nomes com duas sílabas vincadas mas sem significado no género An-Ben (como a do Vietname).

Deu para reparar que neste caso, esta era a quinta edição do Telejornal, provavelmente a última do dia, aquela que passava imediatamente antes da Meditação e do Encerramento da Emissão, naqueles tempos em que os primeiros acordes violentos de A Portuguesa serviam para acordar os dorminhocos que não haviam resistido à qualidade do serão televisivo… Já não me lembrava que, apesar da informação institucional predominante naquele tempo, de todos os problemas inerentes à existência de censura e da emissão durar apenas uma parte do dia, mesmo assim a RTP conseguia emitir até cinco serviços noticiosos diariamente.

Pensando melhor e tendo em conta este longínquo antepassado, não é a repetição das mesmas notícias que torna os noticiários da TSF cansativamente ridículos, é mais o ar de angústia apocalíptica com que cada notícia é lida…

1 comentário:

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.