20 agosto 2009

O MÉRITO...

A Cochinchina, como já tive oportunidade de aqui explicar no blogue, é a mais meridional das três regiões constituintes do Vietname. E, pelos vistos, embora numa versão um pouco diferente (com a nasalização da primeira sílaba em vez da segunda), é também um lugar em Portugal, como se pode ver pela placa abaixo. Mas também é uma espécie de lugar para onde o presidente de um partido que se intitula Movimento Mérito e Sociedade (MMS) pretende que nós mandemos os seus adversários políticos de maior nomeada.
O senhor em causa chama-se Eduardo Correia e a campanha do tal movimento do mérito a que preside começou com o demérito de se envolver numa controvérsia a respeito da designação que é empregue pelo seu cartaz quanto ao lugar para onde se apela que os portugueses mandem a concorrência: trata-se da Cochinchina ou da Conchichina? A explicação, que me parece conter um evidente cunho de improviso, é que se trata da segunda, por se tratar de um país virtual e assim se evitar ofender os vietnamitas.
Associar tanto cuidado com estrangeiros a tais ofensas aos compatriotas é que não parece fazer muito sentido, para mais quando se pretendem oferecer lugares de primeira classe para o primeiro-ministro, José Sócrates, e todos os membros dos últimos quatro governos, com excepção de [João] Cravinho. Se é excessiva a comitiva, é ainda mais imbecil a excepção porque nunca é demais lembrarmo-nos daquilo que João Cravinho não fez quando teve oportunidade de lutar efectivamente contra a corrupção

Paradoxalmente, parece-me que será com a repetição de episódios como estes que se reforçará a nossa simpatia pelos nossos políticos tradicionais. Sobre aquele antigo programa Rock em Stock dizia a minha mãe que, se aquilo que lá passava era o stock deles, então era melhor que organizassem rapidamente um leilão… Pois eu, sobre este Movimento Mérito e Sociedade apeteceu-me parafraseá-la, porque se para este partido isto é que é o mérito, então é melhor que deixem a sociedade em paz…

Sem comentários:

Enviar um comentário