02 janeiro 2008

A TERCEIRA TEORIA DA RELATIVIDADE

Há a Teoria da Relatividade Geral e a Teoria da Relatividade Restrita, esta última reputada pela famosa equação E = m . c² atribuída a Einstein, em que E é a Energia, m a massa e c a constante referente à velocidade da luz no vácuo. Deixem-me parodiar um pouco o assunto e apresentar-vos a Teoria da Relatividade Específica, já não referente à física, mas sim à informação, onde se aplica a uma qualquer notícia a fórmula R = p . o², em que R é a Relevância, p o preconceito e o a oportunidade da sua publicação – afinal tem de haver um fluxo regular quotidiano de notícias…

Para aqueles menos dados a abstracções, verifique-se a comparação entre os dois principais movimentos de extrema-direita da Alemanha e da França. O primeiro chama-se Partido Nacional Democrático (NPD), teve 1,6% dos votos nas últimas eleições federais na Alemanha, em 2005 e reclama ter 7.000 aderentes. A Frente Nacional (FN) francesa afirma contar com 75.000 militantes e recolheu 11,3% dos votos nas eleições legislativas nacionais de 2002 e 4,3% nas de 2007, depois do seu dirigente nacional Jean-Marie Le Pen ter recebido 10,4% nas eleições presidenciais desse mesmo ano…
Agora, mesmo perante aqueles dados, comparem as duas fotografias de cima e decidam qual delas transmite melhor a sensação da existência de uma extrema-direita ameaçadora… A verdade é que as críticas contidas no destaque noticioso dado às duas organizações seguem o mesmo padrão, fazendo dos neonazis alemães um terrível papão... Será que o exemplo apresentado poderá servir de alerta para a hipótese que, afinal, o Paquistão pode não ser assim tão exclusivamente povoado por talibans barbudos, armados e vociferantes, conforme costumam aparecer nas notícias?... Embora, há que reconhecer (abaixo), eles façam umas fotografias ainda mais interessantes que as outras...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.