11 maio 2006

PORREIRO! ESTAMOS A MELHORAR!

Aqui há uns dias foi a comissão europeia que reviu as previsões de crescimento da economia portuguesa para o ano corrente de 0,8 para 0,9%. Um trunfo! – foi o comentário de Vital Moreira no seu blogue.

Ontem, foi o governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, a anunciar que também a organização que dirige decidiu rever as previsões de crescimento da economia portuguesa para 1%. Cautelas! – foi o título escolhido desta vez por Vital Moreira, evitando o risco de sofrermos uma congestão com tantas notícias boas.

Agora só nos falta uma daquelas sondagens da Eurosondagem, a sair no Expresso do próximo sábado, em que se arranja uma pergunta a que se responde fatalmente como é devido*, para depois se poder extrair a conclusão e o cabeçalho: 63% dos Portugueses estão à espera de uma ligeira melhoria ainda para este ano!
* Como um bom exemplo de como se conduzem as entrevistas por forma a obtermos o resultado desejado, vejamos o encadeamento de perguntas que podem gerar uma resposta favorável ou contrária à reintrodução do serviço militar obrigatório:

- Está preocupado com o aumento da criminalidade entre os adolescentes?
- Pensa que há falta de disciplina e de ensino autoritário nas nossas escolas secundárias?
- Pensa que os jovens gostam que as suas vidas sejam estruturadas e dirigidas?
- Que respondem a um desafio?
- Estaria de acordo com a reintrodução do serviço militar obrigatório?

- Está preocupado com o perigo da guerra?
- Está descontente com o aumento dos armamentos?
- Pensa que é perigoso dar armas aos jovens e ensiná-los a matar?
- Pensa que é errado forçar as pessoas a pegarem em armas contra a sua vontade?
- Opor-se-ia a reintrodução do serviço militar obrigatório?

Claro que a resposta relevante para o estudo em questão será a última e é apenas a essa que se dá relevo na notícia de jornal.
(Exemplo retirado de Yes, Prime Minister)

Sem comentários:

Enviar um comentário