18 maio 2006

POR ACASO NÃO HÁ AÍ ALGUÉM…?

O filme Airplane! (Aeroplano!) de 1980, tornou-se um ícone dos filme-catástrofe, mas no estilo cómico, a gozar como os filmes-catástrofe (Terramoto, A Torre do Inferno, Aeroporto, etc.) tão em voga naquela época. O trio por detrás da sua concepção, Jim Abrahams e os dois irmãos Zucker, era conhecido pelo engraçado acrónimo de ZAZ, as iniciais dos seus apelidos.

A história do filme é a de uma viagem de avião em que tudo corre divertidamente mal. Para o que me interessa chegamos até uma cena em que os dois pilotos desmaiam, por causa de uma intoxicação alimentar, e uma das hospedeiras (desempenhada por Julie Hagerty, uma actriz com uma voz dulcíssima) se vê forçada a tomar, discretamente, o lugar dos pilotos e a acalmar os passageiros:

- Queremos informar os senhores passageiros que estes últimos pequenos incidentes já se encontram resolvidos. Não há qualquer razão para alarme e esperamos que aprecie tranquilamente o resto do seu voo. – depois, adoçando a voz até ao insuportável – A propósito, há alguém a bordo que saiba pilotar um avião?
É esta mesma voz maviosa que se tem vindo a ouvir, discretamente, na pergunta que se tem vindo a pôr nos Estados Unidos e no resto do Mundo, como é que a potência dirigente pode vir a conduzir política e economicamente os destinos do Mundo durante os próximos dois anos e meio com aquela equipa que está instalada na Casa Branca?

É que a resposta mais óbvia – substituir George W. Bush – é também a irreflectida: o substituto seria o vice-presidente Dick Cheney! E nesse caso, seria preferível que a hospedeira - Condoleezza Rice – tomasse conta do avião! Com dois anos e meio de interregno pela frente é uma catástrofe, mas não é um filme, nem é cómico!

2 comentários:

  1. E, se fosse a Condoleezza, era caso para lhe dar, antecipadamente, as "condolências"!

    ResponderEliminar
  2. Analogias à parte, o que eu gostava dos filmes dos ZAZ! Que saudades. Deles e das fitas do Mel Brooks.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.