24 maio 2006

FORA DE ESTILO

Não faz muito o meu estilo usar o blogue para fazer recomendações de leitura, tipo polícia sinaleiro (para os que ainda se lembram dos cabeças-de-giz) de quem tem pouco tempo para seleccionar leituras.

Muito menos que proceda à recomendação de textos que não estejam escritos em português – aqui deve ler-se por prazer e nem todos lêem inglês e menos são ainda os que o lêem ludicamente. Mas este artigo de Niall Ferguson publicado no LA Times merece a excepção, apesar de se apresentar redigido num estilo hermético.

Apesar da sua formação de historiador e de, na minha opinião, andar demasiado preocupado em chegar a conclusões originais para vincar a sua carreira académica, este seu The Cash Nexus, publicado em 2001, demonstra-me que uma reflexão sua sobre os últimos comportamentos das bolsas valem muito mais do que os últimos relatórios sobre a evolução dos mercados das entidades do costume.

Como se percebe pela leitura do artigo, se estas últimas oscilações bolsistas forem o prenúncio de uma coisa grande, pode bem ser que, devido à interdependência que as economias atingiram com a globalização, a coisa grande se torne numa coisa mesmo em grande.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.