22 maio 2006

NAS MÃOS DE QUEM?

Visto da perspectiva britânica, aquele período das guerras napoleónicas que medeia entre os finais de 1805 e de 1806 é um dos mais angustiantes na luta de morte de décadas travada entre o Reino Unido e a França Imperial.

Apesar de vencer em Trafalgar em Outubro de 1805, Lorde Nelson, o almirante britânico morreu na batalha e Napoleão alcançava em Dezembro de 1805 na Batalha de Austerlitz a mais célebre e celebrada de todas as suas vitórias.

Em Janeiro de 1806 morria o primeiro-ministro William Pitt (acima). Entretanto Napoleão começara a alterar o mapa da Europa conforme as suas conveniências. Em Setembro de 1806 era a vez de morrer Charles James Fox, o ministro dos negócios estrangeiros e líder dos whigs no parlamento.

É sob esta impressão de que nada está a correr bem para o seu lado que um anónimo britânico produz uma frase destinada a tornar-se célebre: A raça dos gigantes extinguiu-se; eis-nos nas mãos dos pigmeus.

Bem vistas as coisas, sabemos o resultado da história e que, da mesma perspectiva britânica, os pigmeus afinal conseguiram dar conta do recado e derrotar Napoleão. Mas a questão actual que se nos põe é diferente e mais perturbadora.

Dando de avanço que a raça de gigantes já está extinta há muito tempo, quando se pensa em personalidades como George W. Bush ou como Jacques Chirac, eis-nos nas mãos de quem?

Sem comentários:

Enviar um comentário