25 maio 2006

DUAS BREVES NOTAS SOBRE TIMOR

Com o assunto Timor a regressar às primeiras páginas, pouco tenho a comentar, há aqui na blogosfera quem tenha vindo a escrever contínua e consistentemente sobre o tema. Gostaria apenas de adicionar duas notas, em tom ligeiramente jocoso, baseadas na notícia da derrota no concurso de atribuição dos direitos de exploração petrolífera, perdidos pelo consórcio onde figurava a GALP para outro liderado pela ENI italiana.

A serem verdadeiras as informações – como li na blogosfera - que a proposta vencedora era 4,5 vezes superior à derrotada, então alguém se enganou e nem devia ter entrado no concurso. Porque, com uma diferença de 350% entre propostas, não há razão qualquer material que justifique outra decisão que não a adoptada.

Se as razões fossem outras, então era melhor nem ter havido concurso. Teria sido conveniente que a nossa diplomacia se houvesse explicado atempadamente, como os timorenses poderiam pagar a sua enorme dívida de gratidão, e deixarmo-nos desta atitude de alfaiate de outrora, envergonhado de cobrar a conta ao senhor conde.

Aprendamos com Pinto da Costa que, quando manda alguém mandar as meninas ao quarto do árbitro na véspera do jogo, este último já sabe o que se espera dele para o dia seguinte... Dito isto, remeto para alguém com opiniões com que globalmente concordo.

Sem comentários:

Enviar um comentário