01 setembro 2006

TEM TODA A RAZÃO!


Com a devida vénia aqui transcrevo um poste do blogue de José Pacheco Pereira, intitulado DEVE HAVER CONFUSÃO COM A RESOLUÇÃO 1701… da autoria do próprio:

Fico a saber que a força que vai para o Líbano é uma companhia de engenharia, e segundo o ministro foi enviada num contexto humanitário. Sempre apoiei o envio de tropas da UE, a começar pelas portuguesas, para implementar a Resolução 1701 das Nações Unidas... mas tanto quanto eu sei a missão da UNIFIL não é propriamente humanitária, nem tem como objectivo "reconstruir" o Sul do Líbano. O seu objectivo não é construção civil, mas garantir que o Governo do Líbano exerça a soberania plena de modo a que não haja aí armas sem consentimento do Governo do Líbano, e o desarmamento de todos os grupos armados no Líbano (…) de modo a que não haja armas ou autoridade no Líbano que não sejam as do Estado Libanês.

Alheando-nos do modo a roçar o sarcástico como se refere à decisão da participação portuguesa na UNIFIL – merecedor de resposta no mesmo tom no post seguinte deste blogue – não haja quaisquer dúvidas que lhe assiste toda a razão ao assinalar as significativas divergências entre a redacção original da resolução da ONU e a forma como se estão a anunciar a constituição das forças que irão compor a UNIFIL na realidade.

Vendo assim José Pacheco Pereira a assumir como suas, as penas do embuste para o qual a ONU terá arrastado Israel, será de perguntar se o mesmo José Pacheco Pereira já se terá perguntado porque é que os principais interessados no mesmo assunto – os dirigentes israelitas – não têm dado a devida publicidade a essa mesma razão de queixa? Ou interessar-lhes-á que lá esteja uma força de interposição – qualquer força de interposição – mesmo que esteja armada de retro-escavadoras em vez de blindados?

Se for este o caso, então houve uma grande mudança de opinião dos responsáveis em Israel, desde aquela bravata de quem se queixava que a resolução 1701 os iria impedir de concluir a operação de erradicação do Hezbollah que estava em curso no sul do Líbano!...

Se não for, então haverá uma alta probabilidade de que Israel se esteja a preparar para romper o cessar-fogo, razão suplementar para se ser extremamente cauteloso, cuidadoso e ponderado nas apreciações ao tipo de forças militares que Portugal deverá enviar para fazerem parte da UNIFIL...

Sem comentários:

Enviar um comentário