01 setembro 2006

DA PÉRSIA AO IRÃO DOS AIATOLLAHS - II

À semelhança dos berberes da África do Norte, também foi no leste e nordeste do Irão, nas estepes da Ásia Central, que o Islão foi recrutar e converter a cavalaria que lhe irá permitir manter o seu alento expansionista no século VIII. Em consequência o núcleo de poder dentro do espaço iraniano desloca-se sensivelmente para oriente, onde outrora se originara o poder parto e, muito mais importante, para todos os estados islâmicos que se vieram a fundar para leste do Irão, a língua administrativa e de cultura foi o persa, enquanto o árabe ficou reservado quase exclusivamente para a esfera religiosa.
No processo de desagregação política do espaço islâmico que decorre ao longo do século IX, a região que hoje constitui o Irão vai ganhando autonomia, embora se mantenha formalmente fiel ao califa Abássida de Bagdade. Note-se que a corrente xiita, que está hoje fortemente associada ao Irão, já existia naquela época, muito embora os seus seguidores estivessem disseminados de uma forma relativamente homogénea por todo o mundo muçulmano. O califa de Bagdade, a quem os iranianos deviam fidelidade, era sunita, e se, a partir do século X, passou a haver um seu rival xiita (no Cairo…), não foi por isso que houve alteração nas fidelidades dos iranianos.
O grande espaço que inclui o Irão e o Afeganistão actuais, conjuntamente com as antigas repúblicas soviéticas da Ásia Central, passou a desempenhar dentro do Mundo Islâmico um papel de contratante de mão-de-obra militar para as suas disputas internas. Podendo esta ser tanto de origem indo-europeia como turca, as consequências da actividade dessas tribos de mercenários foram variadas: fundaram uma nova dinastia na Pérsia (Gaznévidas, 977-1186) ou no Egipto (Mamelucos, 1250-1382), ou até mesmo um novo estado na Ásia Menor (Seldjucídas 1038-1195); muitas vezes os mercenários vieram sem convite, como Hulagu (descendente de Gengis Cão), que fundou a dinastia dos Ilkhans (1258-1335), ou Tamerlão, que foi o patriarca da dos Timurídas (1370-1502), ambas na Pérsia.
Uma configuração embrionária da distribuição das potências muçulmanas que conhecemos na actualidade começa a ser perceptível a partir do início do século XVI. Em 1501, Ismael I é o fundador da nova dinastia persa dos Sefévidas; 48 anos antes o sultão turco havia conquistado Constantinopla; 25 anos depois, em Deli, era fundado o Império Mogul. Curiosamente, estes três Impérios empregavam o persa como idioma administrativo e cultural. Também por isso, Ismael, perante aquelas duas ameaças convergentes, estabelece o xiismo como religião do estado persa, conferindo-lhe ao mesmo tempo um traço unificador e distintivo perante as ameaças expansionistas vindas de Ocidente e Oriente.
A evidência histórica demonstra a verdadeira solidez deste renovado estado persa durante os séculos XVI e XVII: a Ocidente, o Império Otomano absorveu praticamente todos os territórios de população muçulmana, juntando-lhe ainda alguns de população cristã; para Oriente, o Império Mogul fez quase o mesmo na sua esfera de acção, adicionando-lhe para mais alguns territórios de população hindu. A Pérsia foi a única potência muçulmana de vulto a resistir àqueles dois colossos.
No entanto, o país não conseguiu evitar a perda de competitividade face às potências europeias a partir do século XVIII. Primeiro a Rússia, depois a Inglaterra (já no século XIX), esta através das suas possessões indianas, foram retalhando pedaços da Pérsia e incorporando-os nos seus territórios. As fronteiras modernas datam do princípio do século XX e, em 1907, russos e britânicos acordaram em neutralizar a sua disputa pela Pérsia, atribuindo-se áreas de influência.
A descoberta de jazidas de petróleo (1908) por parte dos britânicos, antes de descobertas idênticas nos outros países vizinhos (Azerbeijão, Iraque, Kuwait e Arábia Saudita) tornou a Pérsia fundamental para o Império Britânico como fonte primordial da matéria-prima. A Anglo-Persian Oil Company (APOC) é o antepassado da colossal BP da actualidade.
Tanto na 1ª como na 2ª Guerra Mundial, a Pérsia ou Irão (nome por que ficou a ser conhecido desde 1934), espartilhada entre britânicos e russos, tentou aliviar essas pressões através de alianças discretas com a Alemanha. Nas duas ocasiões a reacção anglo-russa foi rápida e eficaz, tendo levado mesmo à deposição do Xá em favor do filho em 1941. Pai e filho tentaram secularizar e ocidentalizar a sociedade iraniana, com uma revolução de costumes inspirada e parecida com a que estava a ser promovida na vizinha Turquia por Kemal Ataturk.

Existem variadas explicações para o fracasso daquela tentativa. De qualquer forma reconheça-se que o Irão, sem pertencer claramente ao universo da cultura semita, também se encontra muito mais distante da cultura ocidental (onde o Xá havia ido buscar a inspiração para as suas reformas) do que os seus vizinhos do grande arco helenístico do Mediterrâneo Oriental – Turquia, Síria, Líbano e Egipto.

A monarquia foi derrubada em 1979, tendo-se implantado a República Islâmica, um regime onde o clero xiita dispõe do controlo total da máquina do poder. É esse o regime que, de certa forma, está no centro dos acontecimentos, desafiando as potências até alcançar o estatuto nuclear.

6 comentários:

  1. Mais uma brilhante aula de História!
    Obrigado, senhor Professor!

    ResponderEliminar
  2. Um "copy/paste" confessado tem desculpa?

    ResponderEliminar
  3. Primeiro, há que reconhecer a quaidade do texto.
    Quem desconheça a históra da Pérsia/Irão, nunca compreenderá que as soluções "musculadas" só são aceitáveis em países sem história nacional (Iraque, Palestina, etc.) ou de meros cameleiros (Arábia Saudita). O Irão exige muita subtileza de análise, estando completamente fora do alcance de um qualquer George W....

    Em segundo lugar, deixaria apenas uma pergunta - já reparou como o Gorjão nunca cita, nos seus recortes de imprensa, jornais em língua francesa? Empiricamente, eu diria que é 85% US, 14% UK e 1% Austrália...
    Será que o grande Gorjão não sabe ler francês???? Isso explicaria muita coisa...

    ResponderEliminar
  4. Meu caro Impaciente esteja à vontade quanto ao copy/paste!... Mas, agradecendo-lhe profundamente o elogio, peço-lhe que dispense o tratamento.

    "Senhor Professor" é forma de tratamento que anda a ser desbastada consecutivamente todo o Domingo pelas 21H00...

    ResponderEliminar
  5. Meu caro Anónimo-que-eu-já-suspeito-quem-seja:

    Para além da sugestão de que possa usar um nome à sua escolha, deixe-me agradecer-lhe o seu comentário, de uma precisão quem põe o dedo na ferida.

    Conhecer o enquadramento - ainda que geral - da história do Irão permite conhecer o lastro adquirido por aquela civilização que, como bem afirma, não se compadece com algumas análises ligeiras que se lêem por aí...

    Quanto ao resto... eu depois dou notícias...

    ResponderEliminar
  6. Creio que o "tratamento" não se presta a confusões!
    Se escrevesse "de cátedra" teria de mim a mesma atenção que dedico ao "senhor Professor" das 21H00: nula!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.