24 setembro 2006

¡ARRIBA EL SOL!

Se há uma tara que parecia genética do Expresso da anterior encarnação e que parece ter migrado para o novo Sol é o iberismo. Nem foi preciso chegar ao terceiro número para aparecer escarrapachado um título de primeira página alusivo à unidade ibérica: Um quarto dos portugueses preferiam ser espanhóis.

Como é costume nestes casos, lê-se nas páginas interiores (ainda não disponível) que a sondagem incidiu sobre muito outros tópicos mas que foi aquele precisamente o seleccionado pelo arquitecto – se ele continuar tão cioso da feitura das primeiras páginas como o era outrora... – para que lhe fosse conferido o devido destaque.

Analisando esse destaque atribuído a uma opção minoritária – conclui-se da notícia que para 28% de portugueses que preferiam ser espanhóis há outros 70% que preferiam não o ser! – gostaria de saber quais os resultados de uma hipotética sondagem para saber se os portugueses concordariam com a seguinte afirmação: o jornal Sol é dirigido por um imbecil pretensioso.

Seria até muito mais interessante descobrir a que categoria de respostas (concordância ou discordância) daria o jornal Sol – e o seu director - o respectivo relevo de primeira página. À maioritária ou à minoritária? Que faria em caso de grande equilibrio nos resultados das respostas?

Sem comentários:

Enviar um comentário