16 setembro 2006

DAKTARI

Daktari era uma série norte-americana que a RTP passava precisamente aos sábados, faz para aí uns 35 anos. O título, soube depois, foi-se inspirar na designação em Swaíli para médico porque a história envolvia um veterinário (americano, claro está) instalado no meio da savana africana que defendia a fauna local dos ataques dos caçadores – que eram sempre maus, muito maus.
O facto do Swaíli ser uma língua falada sobretudo nas áreas da costa oriental de África e muito pouco no interior, nessa região das savanas, é apenas mais um daqueles pormenores sem importância que as séries e os filmes americanos costumam ter, que os descredibilizam totalmente em termos de rigor, mas que não lhes retiram exotismo. Mas era uma série que foi, para o seu tempo e de uma certa forma, pioneira no tema da ecologia.
O protagonista, qual espécie de antepassado longínquo de Al Gore, era ajudado nas suas funções pela sua filha e nas partes cómicas por uma macaca encarregada de fazer as gracinhas. Mas a verdadeira estrela do elenco era uma carrinha pick-up, naquele estilo de enorme banheira americana, capaz de gastar uns 20 litros aos 100 km, mas com uma pintura inspirada nas zebras giríssima, ainda capaz de avivar a memória e fazer sonhar quem seguia a série…

Nota: Esta da gravura não tem metade do estilo da original...

3 comentários:

  1. Também acho que a banheira original era outra coisa... Tão grande e vistosa... No mato... Cada vez que me lembro... Francamente, aquele Daktari era o máximo...

    ResponderEliminar
  2. Alguém se lembra de uma série italo-alemã chamada Orzowei ?

    ResponderEliminar