21 agosto 2006

BONNIE & CLYDE

Há que reconhecer ao blogue Causa Nossa a característica única na blogosfera portuguesa dos seus dois autores mais prolixos se parecerem de certa maneira com a dupla Bonnie & Clyde. A analogia com o famoso casal de gangsters consiste em que aquela dupla principal (Bonnie Gomes e Clyde Moreira) também parecem andar sempre com o dedo ligeiro no gatilho da metralhadora para a produção de posts semelhantes entre si, o par evidenciando um raciocínio desesperadamente faccioso.

A última proeza de Bonnie Gomes consiste num rebuscado poste a respeito de Timor em que consegue alcançar a proeza de, saltando por cima do interveniente (e culpado) central da sua história, a Austrália, e, como que em estilo de praticante ágil de triplo salto, as culpas vão aterrar nos países a que lhe interessa dar destaque: os Estados Unidos e o Reino Unido.

Os culpados são culpados por apoiarem a Austrália e da leitura do poste quase se extrai que a Austrália parece ser a menos culpada do incidente, porque, mesmo sendo ela a proceder mal (na opinião da Ana Gomes) apenas se deixa apoiar pelos efectivos culpados (os Estados Unidos e o Reino Unido). E a sua culpa, pasme-se, é que apesar de serem nosso aliados, parecem gostar mais da Austrália do que de Portugal…

Este raciocínio, que beira o domínio da psicologia juvenil sobre os ciúmes, é capaz de nos levar a especulações sobre o passado da própria Ana Gomes, que possivelmente foi uma adolescente conflituosa na procura de afectos… Mais a sério e em retrospectiva, pensando nos cargos já ocupados por Ana Gomes, é completamente arrepiante que alguém com responsabilidades na diplomacia portuguesa possa ter analisado problemas de relações internacionais sob essa perspectiva mais... afectiva.

Perante um post destes, há ainda quem, indignando-se, o tente rebater seriamente. Reconheço-lhe o mérito.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.