12 fevereiro 2024

JOÃO MARIA JONET

Ontem encontrei-o na SIC Notícias acompanhado de dois gigantes veteranos do opinionismo - Ricardo Costa e Pedro Marques Lopes - a comentar os debates daquele serão (PAN vs. PSD; BE vs. PCP). E gostei. E ainda gostei mais que se tivesse aproveitado das conhecidas idiossincrasias dos opinadores que o acompanhavam - nomeadamente uma infinita capacidade para se ouvirem a si próprios - para se distinguir deles. Mormente mostrou que entendia que aquele ecossistema de debates e comentários televisivos podia ser apenas isso: um ecossistema encerrado em si mesmo, com muito pouca projecção para o verdadeiro mundo, onde os potenciais eleitores decidem, em primeiro lugar, se vão votar ou não vão votar e só depois é que decidem em quem votarão. Jonet é pessoa que está naquela bolha, mas percebe-se que sabe que aquilo é uma bolha. Os outros dois, e muitos dos que lá vejo naquela mesma coreografia, no geral nunca tiveram nem inteligência para se perguntarem se estão a raciocinar como os comuns mortais do outro lado do ecrã...

1 comentário:

  1. Boas,
    OK, estive a ver e percebo o que o A.Teixeira diz. Ele ao menos aparenta ter consciencia que os seus preconceitos ideologicos distorcem a leitura da mensagem de personagens politicas mais a esquerda. Mas desculpe la A.Teixeira, isto e pauperrimo - uma merda em portugues de lei. O A.Teixeira "gostar" disto, para mim so sinaliza o grau lumpen a que os media conseguiram chegar... Permita-me a similitude brejeira: enquanto enologos passam anos a desenvolver o palato para distinguir vinhos, o A.Teixeira anda por estes ultimos anos a desenvolver o palato para distinguir montes de merda mediaticos... (NB nao tenho intencao de ofender, apenas ensaiar uma piada, se calhar, algo tosca)

    Pergunte-se, por exemplo: porque e que com excepcao destes tempos de antena requeridos lei e debates pre-eleitorais - comunistas nao entram nas TV's?
    Pergunte-se, por exemplo: se para analisar questoes de saude - por exemplo - conseguem raspar o fundo do tacho para alinhavar um painel de medicos ou investigadores ligados a saude, porque e que para debater debates entre partidos de esquerda, o melhor que se consegue raspar do fundo do tacho e um puto do Iniciativa Liberal "com auto-consciencia" para o facto que nunca ira gostar de ver e ouvir aquilo, mas que existe um mundo la fora da cabeca dele?

    O grande problema, na minha opiniao, a questao que se deveria colocar e: porque e que, no contexto de uma analise de uma debate entre dois lideres partidarios de esquerda, o comentador profissional sente a necessidade de ter de explicar aos seus colegas de painel que, se calhar, o painel "independente de analise" tem leituras algo enviesadas daquilo que analisa...

    Isto dos debates entre partidos de esquerda e apenas um exemplo mais flagrante de um problema muito mais grave com a panorama politico-mediatico no Ocidente em geral.

    ResponderEliminar