21 fevereiro 2024

....COMO A «SABEDORIA» DO DIABO

(Republicação a pretexto dos cinco anos da canção Telemóveis de Conan Osiris no Festival e da crónica entusiasmada de Miguel Esteves Cardoso num dos dias seguintes)
Não é apenas o Diabo que se torna sábio apenas por ser velho. Também nós, desde que preservemos a memória, nos conseguimos surpreender a nós próprios com a displicência como descartamos aquilo que nos é dado a ler, apenas pelo facto do que lemos ser uma reedição do que já lêramos. No caso acima, tratou-se de uma crónica encomiástica sobre Conan Osiris (o vencedor do festival da canção de 2019) produzida pela imaginação fecunda de Miguel Esteves Cardoso. O mesmo que, ocorreu-me e vai para uns 40 anos, produzira um texto com o mesmo entusiasmo vigoroso a respeito de Relax dos Frankie Goes to Hollywood... Quem?... Precisamente. Podem ouvir abaixo essa tal canção que outrora arrebatou Miguel Esteves Cardoso no formato que podemos adivinhar pela prosa mais abaixo, e fiquemo-nos pela constatação que, possuindo ele tantas outras virtudes, nomeadamente como prosador e humorista, estes 40 anos entretanto transcorridos não lhe terão causada uma sensível evolução no gosto musical.

Os textos de MEC continuam a poder ser tão exuberantes na forma quanto vazios de substância, quanto as apreciações daqueles enólogos que nos querem persuadir que conseguem encontrar sabores subtis de chocolate e baunilha e sabores afins de casa de gelados em provas de vinhos. Para contraste, o povão, corporizado neste caso nos velhotes de um centro de terceira idade perdido no verdadeiro Portugal profundo, sem aquele dom da palavra escrita de Miguel Esteves Cardoso, limitaram-se a manifestar a sua opinião do jeito que sabe, parodiando Conan Osiris. (A propósito, será que o leitor ainda se lembrará da canção original que suscitou todos estes textos?...)

Sem comentários:

Enviar um comentário