05 junho 2006

A RENDIÇÃO DE BREDA

Este quadro de Velazquez conta-se entre a meia dúzia dos mais favoritos dos meus favoritos da pintura mundial, apesar de poder considerar-se um dos expoentes máximos do nacionalismo castelhano/espanhol, pelo qual nutro muito pouca simpatia.

Pintado em 1635, sobre um acontecimento ocorrido dez anos antes, a captura da cidade e fortaleza de Breda nos Países Baixos, o episódio serve também para relembrar que a revolta destes contra o domínio espanhol da dinastia de Habsburgo se saldou por um semi-sucesso: a metade setentrional ganhou a independência, mas a metade meridional (a Bélgica actual) permaneceu sob domínio espanhol.

O quadro é dominado pela exuberância desmesurada que costuma caracterizar o estilo castelhano/espanhol: os vencedores (à direita) com as lanças ao alto – o que justifica o nome oficioso do quadro: As Lanças – e a atitude condescendente do general espanhol ao receber as chaves da cidade. Uma boa descrição do quadro pode ser lida aqui. A fotografia do quadro também pode ser ampliada, clicando-lhe em cima.

Apesar de não ter lido o facto em nenhum lado, depois de ter visto o quadro original no Museu do Prado em Madrid, ninguém me tira da ideia que aquele cavalo de garupa virada para o observador no lado direito do quadro foi um arranjo posterior de Velazquez, para esconder a figura de alguém do lado espanhol que entretanto havia caído em desgraça. O génio, por vezes, também nasce da necessidade de improvisação.

3 comentários:

  1. Obrigado Pedro Correia pela sua referência no seu Corta-Fitas.

    A questão do "figurão" escondido pelo cavalo era até uma espécie de desafio a um eventual leitor passante mais bem informado, que soubesse que o quadro havia sido pesquisado sob raios-X e se houvesse descoberto qualquer coisa lá debaixo...

    ResponderEliminar
  2. Protagonizei uma cena linda quando tinha 15 anos... meus pais "discutindo" sobre esta obra no Louve na minha presença. Meu pai arquiteto dizia que o quadro não era nada de sensacional porque pelo que entendi, ele reclamava que Velasquez quebrava a harmonia das obras Renascentistas, todas geometricamente equilibradas, com esta "desordem" na tela. Minha mãe, professora de história da arte defendia que isso tornava o quadro genial. Que o cavalo de garupa voltada para nós trazia uma provocação doa artistas. Que ser artista é quebrar tabus, e criar a beleza na desordem.

    ResponderEliminar