
Ao contrário de algumas análises mais superficiais que já li, é perfeitamente admissível que o painel dos convidados para o programa resultasse mais das disponibilidades dos economistas de renome do que do interesse jornalístico da sua apresentadora, numa altura em que o recente apoio manifestado por Marques Mendes às teses do governo regional da Madeira nas suas disputas com o governo central, poderia antecipar um interessante tópico de discussão orçamental onde o PSD poderia finalmente confrontar o governo.
Note-se que nem sou defensor que, em qualquer assunto, os partidos da oposição tenham que ter sempre opinião contrária à do governo, nem que aqueles que tenham uma opinião contrária sobre esse mesmo assunto a tenham que enquadrar forçosamente nos dispositivos partidários existentes. Mais, acredito que seja muito mais frequente do que os partidos estão dispostos a admitir a existência de discordâncias internas a respeito de um assunto qualquer. Compete é à direcção escolher de entre os seus quadros os que melhor defenderão aquela que é a sua posição oficial.
Porém, aquela ausência de economistas oriundos da área do PSD – qualquer um dos ex-ministros das finanças dos governos do PSD (Cavaco Silva e Durão Barroso) teria sido uma hipótese interessante… – é eloquente da situação marginal em que se encontra confinada a sua actual direcção. As sondagens vão-nos dizendo que a Luís Marques Mendes lhe vão faltando os soldados. Episódios como o de ontem dizem-nos que nem generais tem… O que se torna muito preocupante quando pensamos nas consequências disto para este governo porque não há nada mais perigoso do que um cavalo que tomou o freio nos dentes…
Muito bem observado.
ResponderEliminarLS
Para mim, a pérola da noite foi quando a irritante Fátima perguntou ao Ministro das Finanças se determinado assunto já estaria "plasmado" na nova lei.
ResponderEliminarE repetiu o "plasmado". Plasmado???
O português modesto teria dito "consta de", "figura", "está contemplado", "está incluído", etc.
Mas "plasmado ??!! Confesso que fiquei pasmado...