28 maio 2015

AOS LEITORES

Algo que se aprende a valorizar escrevendo num blogue com regularidade: os contributos de quem nos lê. Que podem ser muito distintos de quem diz que nos lê ou de quem se afadiga a demonstrar-nos que nos lê. Há a leitura actividade propriamente dita e há – sempre houve – a admissão social da leitura, que é algo imensamente distinto e que, mesmo quem já publicara livros antes destas aventuras na internet, nunca eu aprendera a distinguir, talvez porque era mais fácil de camuflar. Mas a diferença sempre lá estivera: quem lera AS GORDAS e quem se dera ao trabalho de ler o artigo propriamente dito. Na rede, quem efectivamente lê com interesse distingue-se nos pormenores: o de quem, a propósito do poste imediatamente abaixo, me esclarece pessoalmente que pesquisou e encontrou os discursos de Eanes compilados por mandato sob o título de... Discursos; ou então quem me avisou, também discretamente e aqui há uns dias, a propósito de um poste sobre a Pietà, que aquela designação se refere, não à escultura de Michelangelo que eu nomeava, mas a um tipo de representação religiosa, a de Nossa Senhora com Cristo nos braços. Porque esta ocasião é tão boa quanto outra qualquer, a ambos, ao João Tiago Tavares e ao Francisco Teixeira e, através do exemplo activo mas invisível deles, a todos os que efectivamente lêem com a pachorra que o tempo lhes disponibiliza o que por aqui vou deixando escrito, endereço os meus mais cordiais agradecimentos. A fotografia é de Andreas Heumann.

Sem comentários:

Enviar um comentário