09 abril 2006

MEMÓRIAS DA RTP MEMÓRIA


Há programas, transmitidos pela RTP Memória, que já não me representam memórias de tempos longínquos. Talvez por isso os veja com um distanciamento que se torna impossível quando a componente emocional está envolvida.

Datando sensivelmente do mesmo ano (1959), os programas de João Villaret e os Concertos para Jovens de Leonard Bernstein, ambos programas muito gabados na altura e desde aí, serviram-me para comprovar, comparativamente, o enorme atraso do Portugal daquela época.

Tenho dificuldade em compreender, hoje, os encómios da época e posteriores a respeito do programa de Villaret, em que este declama poesia, acompanhado pelo irmão ao piano, num formato de sarau literário que se torna mais insuportável à medida que os programas se sucedem. Talvez boa parte dos elogios da época se devessem à novidade que constituía a existência da televisão e da consequente falta de referência de quem apreciava.

O Concerto para Jovens suporta galhardamente a prova do tempo e o preto e branco (que não o granulado da imagem) só lhe conferem ainda um pouco mais de charme numa época propensa a isso (confirme-se, por exemplo, no filme recente Good Night and Good Luck). As virtudes comunicacionais de Bernstein resistem ao embate do tempo e ainda são credíveis os seus elogios sedutores ao comportamento do auditório, composto por jovens - embora de uma classe social localizada.

Melhor do que o qualificativo qualidade prefiro o com categoria. Quando as coisas têm categoria, como é o caso de Bernstein a apresentar e explicar o “La Mer” de Debussy à assistência, tornam-se intemporais.

2 comentários:

  1. Caro Senhor A. Teixeira:

    Encontrei agora o seu blogue porque procurava exactamente informações sobre os Concertos para jovens de Bernstein transmitidos pela RTP. Em relação ao ano (ou anos) em que a RTP os transmitiu não tenho informações. Apenas recordo que ví alguns, pelo menos 2 ou 3, na época. E sei que os meus pais compraram um aparelho de TV em Abril ou Maio de 1967. O único "programa" que recordo ter visto antes (e em casa de vizinhos) foi o Mundial de 66, pelo menos, os jogos que Portugal jogou. Assim, estou convencido que os programas de Bernstein que vi foram transmitidos entre nós depois de 1967 ( mas podiam também ser repetições, claro...). Procurando fontes em inglês como a Wikipedia e um site dedicado aos Concertos para Jovens de Bernstein, descobrí que tiveram várias fases e que foram realizados e transmitidos pela CBS desde 1958 a 1972. No total, são 53 programas, actualmente todos disponíveis em DVD.
    Como dei a perceber no início não faço ideia de quais (e quando) a RTP os transmitiu e nem tinha pensado na possibilidade da RTP Memória os ter transmitido.
    Deixo aqui 2 links para os sites onde encontrei a informação sobre os programas nos Estados Unidos. E, se tiver mais alguma informação sobre o assunto, muito agradeço, pois sou admirador do compositor e maestro em causa.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Young_People%27s_Concerts
    http://www.leonardbernstein.com/ypc.htm

    As melhores saudações e cumprimentos.
    Atentam/, Jose Alcino (josecnova@gmail.com)

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pelas informações. Mesmo depois de dez anos depois de ter publicado este poste elas são preciosas.

    Infelizmente, tenho que lhe confessar que, depois daí, não registei outros progressos em relação à história da passagem dos concertos em Portugal.

    Com os meus cumprimentos
    A.Teixeira

    ResponderEliminar