28 abril 2006

THE DARK SIDE OF THE MOON

Será apenas por coincidência, mas será uma das curiosas, que os anos de lançamento dos dois discos mais famosos dos Pink Floyd, tanto este, The Dark Side of the Moon (1973), como o The Wall (1979) coincidam com os anos em que se verificaram os dois choque petrolíferos que mais abalaram os fundamentos da economia mundial.

Quando este disco saiu, além de ser banal um automóvel consumir mais de 10 litros aos 100 Km, a teoria económica postulava que o aumento da taxa de inflação tinha um efeito benéfico na diminuição da taxa do desemprego. E a explicação até fazia sentido. Depois veio o choque de 1973, a OPEP, e a teoria económica teve de mudar de teoria…

Com esta subida por aí acima do preço do petróleo, ainda não dei por ninguém que ousasse dizer peremptoriamente se estamos perante mais um choque petrolífero ou se se está perante uma conjugação de circunstâncias. No primeiro caso, talvez a teoria económica tenha de levar outra volta, e os benefícios da globalização não se revelem tão benéficos para os consumidores no longo prazo, por desemprego e pauperização acelerada dos mesmos...

Embora preze muito a lógica - veja-se o meu poste anterior - confesso que seria uma preciosa ajuda para a formação da minha opinião se os Pink Floyd - lá do retiro da terceira idade de luxo onde se encontram - dessem em editar mais um disco de sucesso…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.