05 abril 2006

A FILHA DO PRESIDENTE


A África sempre foi terra de faunas exóticas, de onde vieram animais raros e nunca vistos no velho continente como girafas, rinocerontes, hipopótamos ou zebras. Com o colonialismo europeu a dominar todo o continente, nos inícios do século XX, terminou o período das descobertas de novos espécimes.

Reiniciou-se o exotismo depois das independências dos novos países africanos, agora nas pessoas dos estadistas que os novos países foram produzindo, desde os exemplares mais benignos, e até dignos do maior respeito, como as camisas garridas de Nelson Mandela da África do Sul ou o espanta-moscas cerimonial que acompanhava Hastings Banda do Malawi, para todo o lado, até casos bem menos engraçados, como as fardas e medalhas de Idi Amin do Uganda, os adereços de imperador napoleónico de Jean-Bedel Bokassa da República Centro Africana, ou os de Mobutu Sese Seko (na fotografia da direita) do antigo Zaire, de quem, para além dos adereços alusivos ao leopardo, se diz que amassou uma fortuna pessoal de fazer inveja a muitos, apesar da pobreza do país que governou.

É com algum orgulho que se constata a contribuição de um país africano de expressão portuguesa, precisamente Angola, para a galeria de exotismos notáveis. Não é que o país tem uma multimilionária precoce, uma espécie de Bill Gates no feminino, Isabel dos Santos de seu nome, que, por acaso, até é filha do presidente local?

Eu concordo absolutamente que José Sócrates vá a Luanda, e até convide a senhora (na fotografia da esquerda) a vir a Portugal ministrar-nos uma conferência sobre dinamismo empresarial… Sem grã-cruz, mas uma comenda sempre se podia arranjar…

3 comentários:

  1. Que rico partido! Não estou a pensar no MPLA, mas na filha do sr. Eduardo dos Santos!!!
    E, já que estamos sem a mão na massa, se a filha é assim, como será o paizinho?
    Se calhar pede dinheiro emprestado à filha...

    ResponderEliminar
  2. A senhora já é casada há três anos com um senhor chamado Sindika Dokolo, de nacionalidade congolesa. A fotografia, aliás, foi tirada durante a cerimónia.

    ResponderEliminar
  3. Essa cerimónia teve um convidado muito especial: o primeiro-ministro cá da terra, amigo do paizinho da senhora.
    Assim como esse sr. emigrou para Bruxelas, também se pode pensar que, enquanto há divórcio, há esperança!
    O partido está lá... e nem precisa de ir a votos!

    ResponderEliminar